Prefeitura de Piraquara participa de Seminário da Cohapar sobre Guarituba

Publicado em 12/11/2013 às 00:00

Neste início de semana, segunda e terça, acontece em Curitiba o Seminário de Capacitação e Nivelamento de Conceitos, previsto no Trabalho Social do PAC/PPI – Guarituba. O evento, organizado pela Cohapar, tem como objetivo integrar a equipe que trabalha no PAC Guarituba, com novos membros, contextualizando a história e situação atual para todos, através de apresentações de trabalhos de cada área e debates. A partir de agora entra na equipe também a empresa Espaço de Vida, para auxiliar na parte de regularização fundiária na região. Na abertura, estiveram presentes Nelson Cordeiro Justus, diretor de Regularização Fundiária e Relações Comunitárias da Cohapar, e o prefeito de Piraquara, Marcus Tesserolli (Marquinhos).

Justus explica que o Seminário serve para mostrar todo o trabalho já desenvolvido no Guarituba, por parte de todos os envolvidos como Caixa, Instituto das Águas, Sanepar, Copel e Prefeitura. Ele afirma que “para trabalhar no Guarituba, mais do que ser técnico, é preciso gostar de gente porque aquelas pessoas esperam muito, têm muitas expectativas” e complementa: “cada hora é um novo desafio, é impossível planejar tudo e executar com exatidão, o trabalho lá é dia a dia”. O prefeito Marquinhos agradeceu a todos os órgãos envolvidos, que tem trabalhado pela região e se dedicado para que todos construam juntos essa mudança no Guarituba. “Piraquara e o Guarituba precisam do empenho de todos nós”, disse o prefeito. Como engenheiro, servidor da Prefeitura há 20 anos, ele lembrou da primeira reunião sobre a questão do Guarituba, em 1993. Depois disso houve a grande expansão e ocupação da região. Para ele, os moradores da região sempre tinham o receio de que nada iria acontecer, “mas hoje eles e todos nós vemos que está acontecendo, e a população do Guarituba já está acreditando que nós podemos transformar a vida deles”, declara Marquinhos.

Além das outras instituições, estavam presentes, da Prefeitura de Piraquara, Raquel Sizanoski, diretora do Setor de Regularização Fundiária e Habitação de Interesse Social, Gisele Tiera, representante da Secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo, Cristina Maria Rizzi Galerani, secretária de Assistência Social, Loireci Dalmolim de Oliveira, secretária de Educação e Luciano Antunes, vice-prefeito. Antunes, como morador do Guarituba e vice, falou da importância do PAC para a região, que ele realmente sente no cotidiano. “Principalmente de um ano para cá estamos vendo a diferença. Além disso, é importante que nós, como prefeitura, estejamos sempre integrados neste trabalho”, disse Antunes.

Na programação, nos dois dias haverá apresentações de todos os envolvidos: equipe que iniciou o projeto há alguns anos, Sanepar, Águas Paraná, Copel, Caixa, Cohapar, Espaço de Vida e Prefeitura de Piraquara.

Veja aqui as fotos do Seminário.