Prefeitura de Piraquara e Sanepar discutem detalhes sobre as visitações ao Reservatório do Carvalho

Publicado em 09/03/2017 às 00:00

Nesta segunda feira (06), uma reunião com representantes da Prefeitura de Piraquara e Sanepar definiu estratégias para a organização das visitações ao Reservatório do Carvalho, nos Mananciais da Serra. No encontro realizado no Centro de Informações Turísticas do município, foram discutidas ações para melhorar o atendimento dos visitantes, além de garantir a preservação do local.

Entre os assuntos abordados, foi ressaltada a parceria entre a Prefeitura de Piraquara, por meio do Departamento de Turismo, Sanepar e o IAP, na divisão dos trabalhos e responsabilidades de cada instituição. Também foi proposta a capacitação dos servidores para unificar as informações e orientações de caráter histórico, patrimonial e natural do local, além da identificação dos mesmos.

O formato do calendário de 2018 também foi tema da reunião e a possibilidade de ampliação das trilhas, de forma sustentável, considerando as características naturais e a legislação de área de preservação permanente do Reservatório do Carvalho. Representantes do IAP não puderam comparecer, mas também fazem parte da ação de organização integrada dos Mananciais da Serra.

Participaram da reunião:

Walmir, Técnico Químico da SANEPAR;

Walmir Soares - Rock, Diretor de Turismo da Prefeitura de Piraquara;

Junior, Coordenador de Patrimônio Histórico e Centros de Educação Ambiental -SANEPAR;

Dante, Chefe de Apoio ao Turismo - Prefeitura;

Jefferson, Servidor do Dpto de Turismo - Prefeitura;

Manoel, Técnico em Patrimônio - SANEPAR;

Bonfim, Servidor da SANEPAR;

Max, Servidor Municipal.

Local está aberto para visitação neste final de semana

A Área do Carvalho, nos Mananciais da Serra do Mar, estará aberta para visitação neste final de semana. O local já funcionou como principal reservatório de abastecimento público de Curitiba, de onde uma adutora de 38 km levava água até o Reservatório do Alto São Francisco. Localizado em plena mata atlântica, o passeio reserva o contato direto com a natureza.

As visitas iniciam às 08h30 e a entrada é permitida até às 16h. Não é necessário agendar a visita para grupos com menos de dez pessoas. Grupos maiores devem agendar previamente pelo email mananciaisdaserra@sanepar.com.br ou ucsparana@iap.pr.gov.br.  O programa de visitas é realizado pela Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar), Prefeitura Municipal de Piraquara, Instituto Ambiental do Paraná (IAP) e Parque Estadual do Marumbi. Mais informações: 3590-3320.