Prefeitura de Piraquara e Rumo ALL lançam a Patrulha da Limpeza

Publicado em 12/11/2015 às 00:00

A Prefeitura de Piraquara, Rumo ALL e o Departamento de Execução Penal do Paraná, firmaram nesta quarta feira (11) um convênio para a implantação da “Patrulha da Limpeza”. A iniciativa prevê a formação de equipes para atuarem na conservação do município e da faixa de domínio, com a utilização da mão de obra de detentos que cumprem pena no regime semiaberto.

A assinatura do termo de cooperação ocorreu na sede da empresa em Curitiba, com a participação do Prefeito de Piraquara, Marcus Tesserolli, o Marquinhos, o presidente da Rumo ALL, Julio Fontana Neto, e o Diretor da Colonia Penal Agroindustrial do Paraná, Ismael Meira. O convênio prevê a execução de serviços de capina, roçada, coleta e destinação correta de resíduos sólidos na extensão da faixa de domínio da ferrovia e em todo o perímetro urbano de Piraquara.

Os serviços serão coordenados pela Prefeitura de Piraquara, com a participação da Rumo ALL, que irá disponibilizar equipamentos de proteção individual, coletes de identificação, roçadeiras, sopradores, materiais para realização dos trabalhos, além de duas vans para fazer o transporte dos detentos.

Durante a assinatura, o Prefeito Marquinhos destacou a parceria e a importância de estreitar o relacionamento com a empresa. “Piraquara surgiu e cresceu no entorno da linha férrea. Hoje nós buscamos parceiros para desenvolver Piraquara e essa iniciativa com a Rumo ALL é um ponta pé inicial para estabelecermos novas parcerias no futuro”, enfatizou.

O presidente da Rumo ALL, Julio Fontana Neto, demonstrou satisfação com a parceria e ressaltou a importância de iniciativas que beneficiem a comunidade. “É com prazer que a companhia apoia mais um projeto com tamanha relevância social. Essa ação reforça nosso compromisso com a sociedade de movimentar o presente para transformar o futuro. Temos certeza que com esta movimentação, estaremos contribuindo para o desenvolvimento de Piraquara, da nossa empresa e dos reeducandos”, disse.

Confira as fotos

Protocolo de intenções

O Prefeito Marquinhos aproveitou a oportunidade e entregou um protocolo de intenções para o presidente da Rumo ALL, com o objetivo de minimizar o impacto das operações ferroviárias no município. Entre os pedidos, está a mudança na área de manobras, que é na região da cidade e gera alguns transtornos ao obstruir duas passagens de nível.

Ele também solicitou a ampliação do sistema de drenagem da linha férrea, com o objetivo de evitar alagamentos em alguns bairros. O presidente da Rumo ALL, Julio Fontana Neto, recebeu o documento e se prontificou em verificar as solicitações.

Em Piraquara presos já trabalham para a cidade

Em Piraquara, um termo de cooperação entre a Prefeitura Municipal e o Departamento de Execução Penal do Paraná já oportuniza que detentos trabalhem na conservação da cidade em troca da redução das penas. Além de proporcionar a ressocialização dos presos, a medida representa economia aos cofres públicos do município com a contratação de mão de obra barata.

Por meio do convênio com a Rumo ALL será possível expandir a área de atuação dos apenados. A iniciativa possibilita a redução da pena, ocupação laborativa e a reinserção social dos presos. Eles ainda aprendem uma profissão, complementam a renda dos familiares e ainda dão um retorno para a sociedade.

Saiba mais sobre o trabalho dos presos em Piraquara