Prefeitura de Piraquara e BOPE assinam termo de cooperação para estruturação da sede no município

Publicado em 11/08/2020 às 00:00

Nesta segunda-feira, dia 10 de agosto, data em que a Polícia Militar do Paraná completou 166 anos, a Prefeitura de Piraquara e o Batalhão de Operações Especiais, assinaram um termo de cooperação mútua. O ato foi formalizado pelo Prefeito Marcus Tesserolli, o Marquinhos, o Secretário da Segurança Pública do Paraná, Coronel Rômulo Marinho Soares, e o Comandante do BOPE, Major Machado.

O convênio prevê a execução por parte do município de adequações da sede da Companhia de Polícia de Choque e do Centro de Ensino e Instrução do BOPE, recém instalados no antigo imóvel do Corpo de Bombeiros, na Rodovia João Leopoldo Jacomel. Em contrapartida, serão reforçadas as ações preventivas e repressivas de segurança na cidade, e instituído um programa para o atendimento de estudantes do município no contraturno.

O Prefeito Marquinhos destacou a parceria entre Piraquara e o Governo do Paraná, por meio da SESP, e os benefícios para a população. “É um privilégio para o município sediar uma companhia de elite da Polícia Militar e ao mesmo tempo contribuir com a formação dos nossos jovens. A SESP é nossa parceira em todas as áreas em que atua em Piraquara e isso reflete na melhoria da segurança dos piraquarenses”, ressaltou.

“Com o convênio, a cidade passa a ter maior movimentação de viaturas e de equipes policiais nas ruas, o que ajuda a coibir a criminalidade. É importante para a Secretaria da Segurança Pública esse termo para que possamos, daqui para frente, ter um local bom para que o pessoal possa desenvolver seu trabalho de maneira eficiente, sempre passando no bem estar da população”, disse o secretário Marinho.

Segundo o comandante do BOPE, major Marcio Antônio Machado Pereira, a sede da Companhia de Choque também sediará instruções e capacitações para militares estaduais do BOPE e de outras unidades da PM, por isso a importância da revitalização do espaço. “Vamos ter uma movimentação muito grande de vários policiais de outros batalhões com esses cursos. A região será bem policiada com o ir e vir de viaturas para o deslocamento da instrução e com a 1ª Companhia de Choque também fazendo o policiamento da área”, destacou.

Também participaram do ato o Secretário de Planejamento e Coordenação Geral, Girlei Eduardo de Lima, o Comandante da Companhia de Polícia de Choque, Capitão Antônio Carlos dos Santos, o assessor civil da Sesp, delegado Vinícius Augustus de Carvalho, o coordenador do setor de Engenharia da Secretaria da Segurança Pública, major Ivan Ricardo Fernandes, o capitão Rodolfo Kredens Silva e a tenente Cibelle Toniolo, ambos pertencentes ao BOPE.