Prefeitura de Piraquara desenvolve o Programa Municipal para Atração de Investimentos

Publicado em 14/11/2019 às 00:00

No dia 12 de novembro, a Prefeitura de Piraquara e a Agência Paraná de Desenvolvimento, promoveram a segunda oficina do Programa Municipal para Atração de Investimentos - PMAI, realizada no Auditório do Complexo Vila da Cidadania.

O evento reuniu cerca de 60 pessoas para discutir o cenário de desenvolvimento da cidade. Os participantes foram divididos em grupos, e cada grupo recebeu um tema para discussão, os quais deveriam propor ações para solucionar problemas identificados por meio de uma pesquisa de percepção aplicada anteriormente.

O objetivo do Programa é atrair empresas para impulsionar o crescimento da cidade de Piraquara, levando em conta os recursos do município, limitações, dimensões, entre outros. O primeiro encontro do programa foi realizado no dia 22 de agosto, também na Vila da Cidadania, onde estiveram presentes lideranças, servidores municipais, empresários e comerciantes.

As principais ações realizadas pelo PMAI são: avaliar quais são as dotações internas de fatores como mão de obra, infraestrutura; mensurar indicadores que classifiquem a cidade em grau de atratividade; criar condições internas para atração do investimento.

Fases do Projeto

• Elaboração de um diagnóstico socioeconômico do município;
  • Aplicação de pesquisa para avaliação de ambiente de negócios;
  • Mapeamento das demandas e gargalos existentes com vistas à promoção do desenvolvimento econômico sustentado do município;
  • Elaboração de projeto para a promoção de desenvolvimento econômico sustentado;
  • Seleção de setores prioritários e envio de proposta de valor pautada nos resultados do mapeamento;
  • Criação de estratégias de marketing do município;
  • Desenvolvimento de ações de prospecção de novos empreendimentos empresariais.