Prefeitura de Piraquara decreta luto oficial pela morte do Padre Dirceu Rudnik

Publicado em 17/07/2014 às 00:00

O Prefeito de Piraquara, Marcus Tesserolli, decretou luto oficial de três dias pela morte do Padre Dirceu Rudnik, 44 anos, ocorrida nesta quarta feira (16). Natural de Rio Negro (PR) foi Pároco durante seis anos na Igreja Matriz da Paróquia Senhor Bom Jesus dos Passos.

Descendente de poloneses, o Padre Dirceu gostava de cozinhar, plantar e pescar. Era um personagem atuante na comunidade piraquarense, e envolvido nas principais atividades e festividades religiosas do município, como as tradicionais festas de São Cristóvão, Trentina, do Carneiro, entre outras.

O Prefeito Marquinhos lamentou profundamente o falecimento do pároco. “Piraquara perdeu um líder religioso muito atuante no município. Desde a sua chegada fortaleceu a união entre a comunidade religiosa local. Além de perdermos um grande líder eu perco um grande amigo”, ressaltou.

Velório e homenagens

O corpo está sendo velado na Igreja Matriz da Paróquia Senhor Bom Jesus dos Passos, onde haverá a missa de corpo presente, presidida pelo bispo diocesano, às 18h desta quinta feira (17). Na sexta (18) as 06h o corpo será conduzido para Itaiópolis (SC), município onde ele foi vigário paroquia. Serão disponibilizados dois ônibus para quem quiser acompanhar a missa e o sepultamento que irá ocorrer na cidade catarinense.

Endereço: Igreja Matriz da Paróquia Senhor Bom Jesus dos Passos, Avenida Getúlio Vargas, 377, Centro – Piraquara – PR.

PE. DIRCEU RUDNIK

Nasceu no dia 08 de outubro de 1969, na cidade de Rio Negro, PR. É filho de Eduardo e Izabel Rudnik. Realizou seus votos perpétuos no dia 07 de dezembro de 2001 na Congregação dos Filhos da Sagrada Família Jesus, Maria e José. Foi ordenado diácono no dia 12 de janeiro de 2002 e sacerdote no dia 16 de junho de 2002 na Paróquia São José, em Mafra, SC. Logo após sua ordenação sacerdotal foi designado Vice-Reitor do Seminário Pe. Manyanet em Curitiba e em 2003 Reitor do Seminário em Cambé, PR. No ano de 2004 exerceu seu ministério sacerdotal como pároco na Paróquia Santa Maria Goretti, em Curitiba. No dia 01 de setembro de 2004 recebeu permissão de sua Congregação para trabalhar pastoralmente na Diocese de Joinvile. No dia 06 de setembro de 2004 foi nomeado Vigário Paroquial da Paróquia Santo Estanislau, em Itaiópolis, SC, Diocese de Joinvile. No dia 13 de julho de 2008 foi nomeado pároco da Paróquia Senhor Bom Jesus dos Passos, em Piraquara, Diocese de São José dos Pinhais. Dom Ladislau Biernaski, de saudosa memória, no dia 18 de março de 2009 o nomeou Assistente Eclesiástico para os Diáconos Permanentes e membro do Conselho Pastoral da Diocese. No dia 15 de junho de 2010 deixou definitivamente a Congregação dos Filhos da Sagrada Família Jesus, Maria e José, e foi incardinado na Diocese de São José dos Pinhais no dia 15 de dezembro de 2009. No momento exercia o seu sacerdócio ministerial na Paróquia Senhor Bom Jesus dos Passos, em Piraquara. (Fonte: Diocese de São José dos Pinhais)

Confira algumas fotos