Prefeitura de Piraquara conclui formação de Agentes da Cidadania sobre “Racismo Estrutural - Questões Étnico Raciais”

Publicado em 20/11/2023 às 15:16

Na última quinta-feira, dia 16 de novembro, foi realizada em Piraquara mais uma formação dos Agentes da Cidadania, por meio de uma parceria entre o programa Estadual e a Prefeitura de Piraquara. A formação contemplou mais de 30 jovens das unidades do CISA Macedo, CISA Betonex, CRAS Pirasol, CRAS Guaritubinha e Centro da Juventude, e tem como objetivo estimular a atuação dos jovens na sociedade.

Desta vez, o tema tratado pela formação foi sobre “Racismo Estrutural - Questões Étnico Raciais”, em alusão ao mês da Consciência Negra. Durante a ação, a Psicóloga e Conselheira do Conselho Municipal de Igualdade Racial de Piraquara, Sabrina Martins, ministrou uma palestra sobre o tema que abordou um debate sobre a identificação do racismo estrutural, as desigualdades raciais de uma sociedade, e dando suporte para que através das informações, possibilitar a implementação de medidas e políticas públicas para combate-lo.

O Racismo estrutural é a discriminação racial sistemática presente nas estruturais sociais. Ou seja, é o racismo enraizado na sociedade, que acaba estando presente em todas as instâncias sociais, sejam institucionais, políticas ou econômicas. Trata-se do tipo de racismo que já faz parte da cultura de um povo e contribui para a perpetuação de desigualdades.

O Município de Piraquara em parceria com o Estado do Paraná desenvolve este programa desde 2014, voltado a atendimento e acompanhamento de adolescentes e jovens de 14 a 24 anos em vulnerabilidade social nos equipamentos da Assistência Social e Centro da Juventude. O objetivo do programa é desenvolver o protagonismo e cidadania de cada agente que executa um projeto voltado para crianças e adolescentes de onde residem.