Prefeitura apresenta projeto Manancial Vivo a proprietários da Bacia do Rio Piraquara

Publicado em 24/03/2015 às 00:00

Realizado no último sábado (28), no Centro de Educação Ambiental Mananciais da Serra (CEAM), o 1º Encontro de Proprietários de Áreas Naturais na Bacia do Rio Piraquara teve como objetivo apresentar as ações e perspectivas do Projeto Manancial Vivo, fruto da parceria entre a Prefeitura de Piraquara, Sociedade de Pesquisa em Vida Selvagem e Educação Ambiental (SPVS) e a Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza (FGBPN) – Iniciativa Oásis.

A parceria teve início em novembro de 2013, e resultou no Projeto Manancial Vivo com o objetivo de apoiar ações que contribuam com a proteção de rios, nascentes, mananciais e com a conservação da biodiversidade e promoção da qualidade de vida.

A Bacia do Rio Piraquara foi escolhida para o desenvolvimento do projeto em virtude da sua importância para o abastecimento de água e por abrigar remanescentes florestais conservados. Os técnicos da SPVS e da Secretaria do Meio Ambiente e Urbanismo visitam as propriedades, avaliam as condições ambientais e fazem orientações sobre o manejo correto da vegetação e o uso do solo. Durante o ano de 2014, 50 propriedades foram visitadas e a meta para 2015 são mais 100.

Desta forma, a Prefeitura terá um cadastro dos proprietários interessados e aptos em participar do projeto e receber uma compensação financeira por Serviços Ambientais (PSA). A ação prevê a premiação monetária dos proprietários de áreas naturais que possuem boas práticas ambientais, com o propósito de garantir a preservação da floresta, da água e da biodiversidade no município de Piraquara.

Histórico do projeto

No dia 11 novembro de 2014 foi aprovada a Lei nº Municipal 1.405 que instituiu oPrograma Municipal de Pagamento por Serviços Ambientais. Paralelamente à construção do marco legal, o Projeto Manancial Vivo ainda busca apoio e irá realizar o 2º Encontro Institucional a fim de discutir e regulamentar a captação de recursos que serão destinados aos proprietários participantes.

De acordo com a Secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo, Raquel Sizanoski, o 1º Encontro de Proprietários de Áreas Naturais de Piraquara foi um momento importante para dar prosseguimento ao projeto. "Foi a primeira apresentação da proposta de compensação financeira para os possíveis participantes da ação. Projetos semelhantes já são desenvolvidos em outros municípios brasileiros e apresentam bons resultados de conservação do meio ambiente", destacou.

O encontro foi promovido pela Secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo com a participação de representantes da Sanepar, SPVS e da Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza (FGBPN).

Mais informações sobre o Projeto Manancial Vivo: 3590-3568 e 3590-3509

Confira as fotos