Prefeito de Piraquara trabalha pela diminuição da violência contra a mulher

Publicado em 25/06/2013 às 00:00

Nesta terça (02), o prefeito de Piraquara, Marcus de Souza Tesserolli (Marquinhos), esteve reunido com o Delegado Geral da Polícia Civil no Paraná, Marcus Vinícius Michelotto, e o Delegado Agenor Salgado Filho, chefe da Divisão de Polícia Metropolitana da Polícia Civil. Girlei Eduardo de Lima, secretário municipal de Infraestrutura, e José Luis Xavier Pedrosa, secretário geral de governo, também acompanharam a reunião. Em pauta, a solicitação de instalação de uma Delegacia da Mulher em Piraquara: “o índice de violência contra a mulher em Piraquara ainda é alto e estamos trabalhando para que isso diminua, em ações em conjunto com secretarias como a Assistência Social e a Saúde, e uma de nossas reivindicações é a criação de uma Delegacia da Mulher”, explica o prefeito.

O município de Piraquara, segundo pesquisa divulgada em maio de 2012 pelo Instituto Sangari, tem alto índice de casos de violência contra a mulher, pelos dados de 2010. De acordo com o levantamento, Piraquara registra uma taxa de 24,4 casos de homicídios de mulheres por 100 mil habitantes.  Porém, conforme registros da Divisão de Polícia Metropolitana (DPMetro) da Polícia Civil, em 2010 foram mortas 15 mulheres em Piraquara, devido ao envolvimento com o tráfico de drogas. De qualquer maneira, existe um trabalho efetivo no município para que a situação da mulher melhore, especialmente no atendimento às mulheres realizado nas Unidades de Saúde e nos CRAS, através da Rede de Proteção, grupo de instituições que trabalha pela diminuição da violência doméstica.

Na reunião o prefeito Marquinhos falou da realidade da segurança em Piraquara, que já melhorou depois da instalação do batalhão e da Companhia da Polícia Militar, mas que ainda existem ações a serem realizadas, como melhorar a estrutura da delegacia, pois a cidade cresceu muito nos últimos anos. Os delegados Salgado e Michelotto explicam que na situação atual, pela falta de delegadas, o ideal é a reestruturação da delegacia de Piraquara, criando uma Delegacia Cidadã, com um setor específico para atendimento a mulheres, com profissionais adequadas e habilitadas para realizar este trabalho.

Michelotto afirma que a Polícia Civil está tratando de maneira específica a Região Metropolitana de Curitiba porque a violência se concentra mais onde está o maior aglomerado populacional. “Por isso é essencial estabelecer essas parcerias com os municípios, para que em conjunto a situação da cidade com relação à violência, melhore. Precisamos aproveitar o momento positivo para realizar estas ações”, declara o delegado geral.

Confira as fotos