Prazo para pagamento do IPTU 2017 com desconto encerra nesta sexta

Publicado em 08/03/2017 às 00:00

A Prefeitura de Piraquara informa que o prazo para o pagamento do IPTU 2017, cota única com desconto de 10% e 1ª parcela, encerra nesta sexta, dia 10 de março. Os carnês já foram entregues pelo correio, mas também podem ser emitidos por meio do site, ou nos setores de atendimento ao contribuinte, na sede da Prefeitura e na Regional do Guarituba.

O que é o IPTU ?

IPTU é o Imposto Predial e Territorial Urbano, está na Constituição (art. 156) e deve ser pago por pessoas físicas e jurídicas que possuem imóveis em seu nome. O objetivo desta arrecadação é obter recursos financeiros para investimentos no município. O cálculo do IPTU está baseado no valor venal de cada imóvel (diferente do valor de mercado).

Como a maior parte da área de Piraquara é de proteção ambiental, o que impede a instalação de indústrias, uma das principais fontes de recursos no município é o IPTU. O pagamento deste tributo é de extrema importância, pois ele é destinado as áreas da saúde, educação e também para execução de obras e melhorias que refletem diretamente na vida da população.

Pagamento

O IPTU pode ser pago em cota única, com desconto de 10% até o dia 10 de março. O contribuinte pode optar pelo pagamento parcelado, com o vencimento da primeira parcela também no dia 10 de março. A guia de recolhimento pode ser paga em qualquer banco e em casas lotéricas, dentro do prazo de vencimento, após, somente na Caixa Econômica Federal.

Caso o contribuinte não tenha recebido o carnê, é possível emitir as guias de pagamento nos setores de atendimento, na sede da Prefeitura e na Regional do Guarituba, ou por meio do site oficial da prefeitura.

Emissão pela internet

Acessar o site www.piraquara.pr.gov.br

Em seguida o ícone:IPTU 2017

1º: Débitos

2º: Emitir Carnê 2017

3°: Selecionar Tipo: Imóveis

4°: Cadastro

ATENÇÃO: Em seu carnê 2016 o número de cadastro é o número de contribuinte localizado na capa, abaixo no nome e endereço.

Para emissão do carnê 2017, NÃO utilizar o hífen e o zero no final:

Exemplo: 15-0 Usar: 15

Qualquer dúvida entrar em contato com o Setor de Cadastro Imobiliário por meio dos telefones: 3590-3541, 3590-3544 e 3590-3546

Locais de atendimento

Prefeitura de Piraquara: Avenida Getúlio Vargas, N° 1990, Centro.

Regional do Guarituba: Rua Betonex, N° 2330, Guarituba.