Plano Municipal de Educação é aprovado em sessão extraordinária

Publicado em 24/06/2015 às 00:00

Na última sexta, dia 19 de junho, aconteceu em Piraquara uma sessão extraordinária na Câmara de Vereadores para tratar da aprovação do Plano Municipal de Educação (PME). A sessão lotou a Câmara com profissionais das áreas da educação, assistência social, saúde, além de secretários municipais e representantes de diversas igrejas.

O PME 2015 - 2025 está sendo elaborado desde o início do ano, desenvolvido por uma equipe técnica formada por professores e profissionais da educação. Após o empenho dos envolvidos nas etapas de trabalho, entre elas a definição da comissão organizadora e da equipe técnica, encontros das equipes para diagnóstico, planejamento das estratégias, apresentação e discussão do texto nas instituições e para a população em Audiência Pública para debate e votação das estratégias, ele foi enviado à Câmara Municipal para ser aprovado como Projeto de Lei, uma exigência do Ministério da Educação.

Este Plano organiza as estratégias para a educação nos próximos 10 anos em Piraquara, conforme as 20 metas definidas pelo Governo Federal. As estratégias foram desenvolvidas após o diagnóstico do município, com estudo de todos os aspectos que envolvem a educação. Elas estão divididas por áreas: Educação de Jovens e Adultos, Educação Especial, Educação Infantil, Ensino Fundamental - Anos iniciais, Ensino Fundamental - Anos Finais, Ensino Médio, Ensino Profissionalizante, Ensino Superior, Financiamento e Recursos da Educação, Gestão Escolar e Valorização dos Profissionais de Educação. Ele contém todo o planejamento, direcionamento para a gestão democrática e para o financiamento na área.

Após ser enviado para a Câmara, como na maioria do país, iniciou-se um debate sobre o termo gênero, presente em algumas estratégias. Em Piraquara foi realizada uma audiência para discussão desta questão, com representantes de diversas entidades. Cada grupo teve a oportunidade de defender sua opinião no assunto. Ainda assim, na sessão extraordinária da Câmara houve alguns questionamentos. Depois de votarem emendas nas estratégias onde estava o termo gênero, substituindo por homem e mulher, os vereadores aprovaram o PME.

Veja aqui as fotos do debate (17/06).

Veja aqui as fotos da sessão extraordinária (19/06).