Plano Local de Habitação e Interesse Social irá traçar um diagnóstico e estratégias para a política pública da habitação

Publicado em 19/06/2015 às 00:00

A Prefeitura de Piraquara deu início à elaboração do Plano Local de Habitação e Interesse Social. O PLHIS é o instrumento de planejamento que irá apresentar as necessidades da sociedade na temática habitacional, com o detalhamento sobre as condições, limitações e potencialidades financeiras, sociais, culturais e institucionais do município para responder às demandas da área.

Durante a tarde foi realizado o treinamento na prefeitura (Foto: Bruno)

Nesta quinta feira (18), em solenidade na Câmara Municipal, foi apresentado o plano de trabalho. “Piraquara possui particularidades específicas em virtude da questão ambiental, por isso necessita de um diagnóstico real da situação e de estratégias para a área de habitação. O plano também é um mecanismo de extrema importância para o município ter acesso a projetos, financiamentos e políticas públicas de habitação”, destacou o Secretario de Meio Ambiente e Urbanismo, Leverci Silveira.

Foi apresentada a área de abrangência, o cronograma de ações e também formalizado o Núcleo de Acompanhamento composto por técnicos e representantes da comunidade. O PLHIS será elaborado por uma empresa especializada, com o auxilio de técnicos e servidores de diferentes secretarias municipais. Durante a tarde, na sede da prefeitura, foi realizado um treinamento com os Agentes Comunitários de Saúde de Piraquara e membros do Núcleo de Acompanhamento que irão auxiliar no desenvolvimento do PLHIS.

A elaboração do plano também vai contar com consultas e audiências públicas para envolver a população na discussão. Após a construção do Plano junto a comunidade o plano deverá ser apreciado e aprovado pelo legislativo municipal em forma de Lei que estabelecerá as metas na forma de uma Política Pública de Habitação.