Piraquara vai implantar núcleo de apoio às Unidades de Saúde do município

Publicado em 23/09/2013 às 00:00

Com o objetivo de ampliar e qualificar o atendimento da saúde em Piraquara, a Secretaria Municipal de Saúde vai implantar a partir do mês de outubro o Núcleo de Assistência à Saúde da Família – NASF no município. Na manhã desta segunda-feira (23), foi realizada uma reunião com coordenadores e gestores da saúde municipal, e profissionais que vão compor o núcleo.

Para implantação do NASF o município teve que passar por várias etapas, desde a elaboração de um projeto até a aprovação do Ministério da Saúde. O núcleo é um programa que vai dar suporte as oito equipes de Estratégia de Saúde da Família que atuam nas unidades de saúde de Piraquara, por meio de uma equipe multidisciplinar. A equipe será composta por psicólogo, fisioterapeuta, educador físico, nutricionista e farmacêutico.

O objetivo do programa é atingir um maior número de pessoas, por meio de ações coletivas que visam a prevenção, auto cuidado, controle de saúde, visitas domiciliares para avaliação e orientação de pacientes e famílias, e a aproximação das equipes e os moradores.

O NASF é dividido em nove áreas estratégicas de atuação, que abrangem atividades físicas/praticas corporais; práticas integrativas e complementares; reabilitação; alimentação e nutrição; saúde mental; serviço social; saúde da criança/ do adolescente e do jovem; saúde da mulher e assistência farmacêutica.

De acordo com a Secretária de Saúde, Maristela Zanella, a implantação do NASF possibilita a ampliação dos serviços ofertados hoje aos usuários da Atenção Básica. “A equipe composta por profissionais de diferentes áreas vai atuar em conjunto com os profissionais que já atuam nas unidades de saúde, possibilitando o desenvolvimento de novas e diferentes ações que visam à promoção, prevenção e reabilitação da saúde dos usuários.”, explicou.