Piraquara vai ampliar o horário de atendimento em três unidades de Saúde

Publicado em 25/06/2013 às 00:00

Com o objetivo de facilitar o acesso da população aos atendimentos da Rede de Atenção Básica de saúde, a Prefeitura de Piraquara vai ampliar o horário de atendimento em três Unidades de Saúde do município. A partir do dia 1° de julho as unidades Caiçara, Central e Vila Macedo vão funcionar das 07h às 20h de segunda a sextas-feiras e aos sábados das 08h às 12h, e a Farmácia Central das 07h30 às 19h30 de segunda a sexta-feira e aos sábados das 08h às 12h.

Neste primeiro momento a ampliação do atendimento foi definida em três regiões estratégicas do município, Guarituba, Centro e Vila Macedo. As unidades com horário ampliado também atenderão usuários de outras regiões. “A oferta de atendimento em horário diferenciado nas unidades básicas de saúde vem de encontro com a proposta da atual administração que é o fortalecimento da atenção básica, isto é, facilitar o acesso da população aos serviços de saúde priorizando a prevenção e controle de doenças” explica a Secretária de Saúde, Maristela Zanella.

Nas unidades com horário ampliado serão ofertados os seguintes procedimentos: vacinação; administração de medicação; consulta de enfermagem; consulta médica; pré-natal; procedimentos odontológicos, dispensação de medicação, coleta de preventivo colo do útero e demais atendimentos realizados atualmente na rede de Atenção Básica do Município, que funciona das 08h às 17h.

A ampliação no horário de funcionamento representa uma ação diferenciada por parte da atual administração municipal. “Essa ampliação é o cumprimento de umas das propostas do nosso plano de governo. Uma medida ousada para um município como Piraquara, pois vai aumentar os gastos em saúde envolvendo equipes completas compostas por médicos, profissionais de enfermagem, profissionais de odontologia, farmacêuticos, administrativos e operacionais de limpeza e segurança, além do aumento de materiais de consumo e medicamentos”, ressalta o Prefeito Marcus Tesserolli, o Marquinhos.

Atendimento

Espera-se com ampliação do horário das unidades de saúde, e conseqüentemente a ampliação do acesso da população, melhorar os indicadores de saúde do município, melhorar a cobertura do pré-natal (que toda gestante realize no mínimo 07 consultas), atingir as metas de vacinação, metas de coleta preventivo de colo do útero, acompanhamento dos portadores de doenças crônicas (hipertensos e diabetes), enfim, melhorar o atendimento a todos os ciclos de vida.

Orientação

A Secretaria de Saúde de Piraquara ressalta que a ampliação no horário tem como objetivo o atendimento das pessoas que tem dificuldade de ir até as unidades de saúde em horário comercial. É recomendável que a população que já utiliza o atendimento em horário comercial, que mantenha a busca nesse período, e possibilite o atendimento de outras pessoas durante o novo horário. A medida adotada visa suprir a demanda de atendimento existente no município.

Reformas

Além da ampliação do horário de atendimento, a Prefeitura executa melhorias nas estruturas físicas das unidades de saúde, com ampliação e reforma nas Unidades de Saúde Primavera, Vila Macedo e Wanda dos Santos Mallmann e a melhoria na unidade Central com construção de muro, rampa de acesso e pintura.

CONFIRA O ENDEREÇO DE TODAS AS UNIDADES DE SAÚDE DO MUNICÍPIO