Notícia

Piraquara tem um finalista em Prêmio Nacional de Educação Fiscal

Publicado em 06/11/2014 às 00:00

O Centro de Atividades Pedagógicas Vila da Cidadania, localizado no Jardim Primavera, foi selecionado entre mais de 100 iniciativas de todo o país. Na categoria Instituições, foram quatro escolhidos que vão disputar a premiação dia 18 de novembro, em Brasília.

O concurso é promovido  há dois anos pela Federação Brasileira de Associações de Fiscais de Tributos Estaduais (Febrafite) em parceria com a Escola de Administração Fazendária (Esaf) e é importante para difundir o ensino sobre impostos entres os jovens, visando promover uma discussão sobre a importância social dos tributos e acompanhamento dos gastos públicos no Brasil.

O Centro de Atividades Pedagógicas Vila da Cidadania atende 14 instituições de ensino de Piraquara, Curitiba, Pinhais, Quatro Barras, Colombo e São José dos Pinhais. A educação fiscal é desenvolvida na diferenciada estrutura do local, que reproduz de forma reduzida uma cidade de verdade, com bancos, lojas, órgãos públicos, entre outros estabelecimentos que os alunos freqüentam. Eles simulam transações financeiras e aprendem de forma lúdica na cidade mirim.   

VILA DA CIDADANIA

Na Vila da Cidadania, da entrada pelo Portal até o Plenário, as crianças aprendem a administrar seu próprio mundo. A figura desse Portal traz um significado simbólico importante: a do ingresso em um novo espaço, transpondo e transcendendo nossa realidade cotidiana, como o limiar onde se assume a responsabilidade por seus próprios passos e experiências no caminho da aprendizagem. Essas experiências culminam na avaliação aberta pelo Plenário: um lugar onde serão compartilhadas, entre todos os alunos, as lições aprendidas a cada dia nos quatro fundamentos da Vila da Cidadania.

Na Vila da Cidadania a educação permanente é realizada por meio de atividades de complementação curricular voltadas para educação financeira, sustentabilidade, empreendedorismo, cidadania e geração de rendas, de acordo com a faixa etária dos alunos.  As ações desenvolvidas na Vila da Cidadania fazem parte do Programa Superação, da Secretaria de Estado da Educação, e os estudantes contam com transporte e alimentação.