Notícia

Piraquara superou a média nacional de frequência escolar dos beneficiários do Bolsa Família

Publicado em 02/06/2014 às 00:00

Piraquara atingiu a média de 92,08% em acompanhamento da frequência escolar dos beneficiários do Bolsa Família, e superou a média nacional que é de 92,03%, conforme relatório divulgado pelo Plano Brasil Sem Miséria. O índice anterior do município era de 83,19%. O resultado positivo é fruto do bom trabalho desempenhado pelas secretarias municipais de Educação, Assistência Social e Saúde, e a parceria com as unidades de ensino estaduais.

Ao entrar no Bolsa Família, a família assume alguns compromissos. As crianças e jovens devem frequentar a escola, as crianças precisam ser vacinadas e ter acompanhamento nutricional, e as gestantes devem fazer o pré-natal. Em Piraquara 5.029 famílias (17,57 % da população do município) são beneficiárias do programa, e a média divulgada abrange jovens e adolescentes com idade entre 6 a 17 anos.

Em acompanhamento na área de saúde, avançou de 53,59% para 58,80%, mas ainda continua abaixo da média nacional. “Precisamos somar esforços entre Assistência Social e Saúde para melhorar a nossa cobertura aos atendimentos prioritários. A utilização da carteirinha é uma das nossas estratégias, mas certamente precisaremos discutir novas ações” explica Regina Almeida, Coordenadora da Vigilância Socioassistencial da Secretaria de Assistência Social de Piraquara.

O relatório divulgado em maio também aponta a elevação do município no número de inserção de famílias em situação de extrema pobreza de 399 para 445 famílias, agora beneficiárias do Programa Bolsa Família.