Piraquara será o primeiro município do Estado a receber Pagamentos por Serviços Ambientais (PSA)

Publicado em 29/02/2016 às 00:00

Piraquara será a primeira cidade do Paraná a receber recursos para custear projetos de Pagamentos por Serviços Ambientais (PSA). Neste mês a Secretaria Estadual do Meio Ambiente lança os editais de pagamento para os proprietários do entorno da Barragem de Piraquara I. O município foi escolhido em virtude do pioneirismo na ação, por meio do Projeto Manancial Vivo, desenvolvido através da parceria entre a Prefeitura, SPVS e Fundação Boticário de Proteção a Natureza.

Na última sexta feira (26) o Governo do Paraná criou uma Unidade de Gestão Estratégica para acompanhar os projetos de Pagamentos por Serviços Ambientais (PSA) no Estado. A UGE é composta pelas coordenações técnicas da Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos e de suas instituições vinculadas: Instituto Ambiental do Paraná, Instituto de Terras, Cartografia e Geociências e Instituto Águas do Paraná, e terá como função básica coordenar os projetos e estratégias de PSA, como definir os locais prioritários, cálculos e valores de pagamentos e articulações de recursos.

A UGE foi instituída pela Resolução Sema nº 02/2016, assinada pelo Secretário Estadual de Meio Ambiente, Ricardo Soavinski. “É mais um passo importante que precisava ser dado para chegarmos até o objetivo final, que é ajudar financeiramente cidadãos que praticam em suas propriedades a conservação e o cuidado com a natureza”, destacou.

O Secretário de Meio Ambiente e Urbanismo de Piraquara, Leverci Silveira Filho, participou da solenidade e ressaltou a efetivação dos projetos de PSA no município. O Governo do Paraná está dando as ferramentas necessárias para que as coisas aconteçam, e o nosso município vem fazendo sua parte para girar essa política pública e atender aos cidadãos. É gratificante saber que Piraquara está em destaque e será pioneira em PSA”, finalizou.

Ainda neste mês será lançado so edital para contratar os diagnósticos socioambientais das propriedades do entorno das bacias hidrográficas de Piraquara, em Piraquara; Miringuava, em São José dos Pinhais e São Cristovão, em Castro.

Projeto Manancial Vivo

O projeto foi desenvolvido por meio da parceria entre a Prefeitura de Piraquara, SPVS e Fundação Boticário de Proteção a Natureza.  O objetivo principal no Projeto Manancial Vivo é estimular proprietários a realizarem boas práticas de conservação das áreas naturais, bem como o manejo adequado das áreas produtivas. A intenção é conciliar a conservação da natureza, a agropecuária e o turismo.

A Bacia do Rio Piraquara foi escolhida para o desenvolvimento do projeto em virtude da sua importância para o abastecimento de água e por abrigar remanescentes florestais conservados. Os técnicos da SPVS e da Secretaria do Meio Ambiente e Urbanismo visitaram as propriedades, avaliaram as condições ambientais e fizeram orientações sobre o manejo correto da vegetação e o uso do solo.

Desta forma, a Prefeitura realizou um cadastro dos proprietários interessados e aptos em participar do projeto e receber uma compensação financeira por Serviços Ambientais (PSA). A ação prevê a premiação monetária dos proprietários de áreas naturais que possuem boas práticas ambientais, com o propósito de garantir a preservação da floresta, da água e da biodiversidade no município de Piraquara.