Piraquara sediou a 12ª Reunião da Rede Metropolitana de Assistência Social

Publicado em 15/07/2014 às 00:00

Na última sexta feira (11) Piraquara foi sede da 12ª Reunião da rede Metropolitana de Assistência Social. Realizado no Centro da Juventude, o encontro reuniu gestores dos municípios de Piraquara, Curitiba, Araucária, Colombo, São José dos Pinhais e Almirante Tamandaré, e teve como pauta o processo de reordenamento dos serviços previstos no SUAS, e os desafios na interlocução com os órgãos do Sistema de Garantia de Direitos.

A Secretaria de Assistência Social de Piraquara apresentou as ações desenvolvidas e os serviços de atendimento ao público infantil e juvenil oferecidas no município. O Centro da Juventude, que entrou em funcionamento no último ano foi um dos mecanismos destacados, com as diversas atividades e oportunidades disponíveis no espaço. Também foram apresentados os caminhos a serem trilhados para a construção do Plano Decenal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Piraquara.

Gestores dos outros municípios puderam tirar dúvidas e conhecer melhor o serviço desenvolvido em Piraquara. “As reuniões são importantes para os participantes debaterem os desafios, demandas e interesses comuns dos municípios. Hoje apresentamos o trabalho realizado em Piraquara para o público jovem, onde trabalhamos baseados em três pilares: cidadania, convivência e formação”, destacou a Secretária de Assistência Social de Piraquara, Cristina Galerani.

Rede Metropolitana de Assistência Social

A Rede Metropolitana da Assistência Social é um fórum criado em 2013 e formado por gestores da Assistência Social de Curitiba e municípios limítrofes (São José dos Pinhais, Campo Largo, Pinhais, Piraquara, Fazenda Rio Grande, Araucária, Colombo, Campo Magro e Almirante Tamandaré). A Rede promove discussões sobre os desafios, necessidades e interesses da gestão de Assistência Social na capital e região metropolitana.

De acordo com a presidente da FAS, Marcia Oleskovicz Fruet, as reuniões da Rede são importantes justamente para o intercâmbio de informações e ações desenvolvidas em outros territórios. "É fundamental conhecer e enaltecer trabalhos realizados e que dão resultados. Em Piraquara, por exemplo, vimos que os jovens são incentivados a reforçar suas potencialidades e o mais importante: recebem o apoio e têm voz", comentou.

Confira as fotos

Foto: Bruno Oliveira