Piraquara se prepara para comemorar os 125 anos

Publicado em 23/03/2015 às 00:00

No próximo dia 29 de janeiro Piraquara vai completar 125 anos de idade. O município que possui um dos maiores potenciais hídricos do Paraná e que guarda as nascentes do Iguaçu, completa mais um ano de história com solenidades, eventos tradicionais, esportivos e culturais para envolver a população.

As comemorações têm início no próximo domingo (18), com a 2ª Remada de Aniversário de Piraquara. O evento será de contemplação, na Barragem Piraquara II, de onde é possível avistar a Serra do Mar e admirar belas paisagens.

No dia 25 de janeiro, acorre a 11ª Cavalgada de Aniversário. O tradicional evento, que a cada edição reúne mais participantes, terá um trajeto inédito de 20 quilômetros, onde além das estradas rurais os participantes vão cavalgar por trilhas em contato direto com a natureza. A concentração e largada será no Centro de Informações Turísticas, e a chegada no Parque Trentino, com um delicioso almoço e sorteio de brindes.

Já no dia 29, data do aniversário, o Poder Legislativo vai realizar uma sessão solene em homenagem a Piraquara, às 19h, na Câmara Municipal. O evento contará com a participação dos vereadores, autoridades locais e será aberto para a comunidade em geral.

Na sexta feira, 30, a Prefeitura vai entregar o novo espaço da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, que agora abriga em um amplo local a Agência do Trabalhador, o Banco do Empreendedor, o setor de Identificação e Alistamento Militar, além do Departamento de Agricultura.

Para encerrar, no dia 31, acontece a Tarde de Recreação e Apresentações Artísticas. Durante toda a tarde no Centro e no Bairro Guarituba serão realizadas atividades de recreação, apresentações artísticas, esportivas e culturais. Uma ampla estrutura vai ser montada para receber a comunidade.

Piraquara 125 anos

Localizada em uma posição geográfica privilegiada e diferenciada, a 22 quilômetros de Curitiba, Piraquara constitui o maior manancial de abastecimento público do Paraná, responsável por fornecer água para grande parte da população da Capital e região. O município abriga as Barragens Piraquara I e II e do Iraí, que fazem parte do sistema integrado de abastecimento de água e garantem o fornecimento para milhões de habitantes.

Devido a toda sua riqueza hídrica e à enorme quantidade de nascentes que possui, Piraquara tem aproximadamente 90% do território decretado como área de manancial, o que limita o desenvolvimento industrial do município e obriga a administração pública a buscar outros meios para geração de receita.

Uma das alternativas encontradas é o desenvolvimento e a exploração do turismo sustentável. No município existem diversos empreendimentos turísticos entre atrativos arquitetônicos, históricos, naturais e culturais; produtores agroartesanais; haras; pousadas; restaurantes e pesque-pagues. Destaque para a Agroindústria – Villa do Colono, Área do Carvalho, Morro do Canal, Mananciais da Serra, as festas tradicionais do Carneiro e Trentina, entre outras opções turísticas.

Confira a programação do aniversário de 125 anos de Piraquara:

Dia 18/01: 2° REMADA DE ANIVERSÁRIO

Local: Concentração às 07h30h no estacionamento da Prefeitura de Piraquara

08h Saída com destino a Barragem Piraquara II

Duração: Aproximadamente 4 horas

Obs. 30 vagas. Inscrições 3590-3320

Dia 25/01: 11º CAVALGADA DE ANIVERSÁRIO

Local: Concentração às 8h no Centro de Informações Turísticas (Rua Coronel Manoel Alves Cordeiro, n º 02, próximo à antiga Estação Ferroviária)

9h – Início da Cavalgada

12h - Chegada ao Parque Trentino

12h30 – Almoço para os Cavaleiros

Obs. Churrasco e bebida serão comercializados pela Associação