Piraquara recebeu visitantes estrangeiros do XXV Congresso Mundial da IUFRO

Publicado em 08/10/2019 às 00:00

Na última quinta-feira, dia 03 de outubro, Piraquara recebeu um grupo de estrangeiros participantes do XXV Congresso Mundial da União Internacional de Organizações de Pesquisa Florestal. Durante a visita técnica, eles conheceram o programa de Pagamento por Serviços Ambientais (PSA) desenvolvido no município e o Reservatório do Carvalho.

No período da manhã, as atividades foram no Santuário da Natureza Família Walker. Inserido no bioma Mata Atlântica, o entorno do santuário é composto por outras propriedades privadas, além de unidades de conservação de proteção integral. O local participa do Projeto Manancial Vivo - Pagamento de Serviços Ambientais (PSA), o qual concede incentivos econômicos para proprietários de áreas rurais comprometidos com a preservação da natureza e qualidade hídrica dos mananciais.

Durante a tarde, eles conheceram o histórico Reservatório do Carvalho. Encravado no meio da Mata Atlântica, o local preserva a história do abastecimento público de Curitiba e região e faz parte do Parque Estadual Pico do Marumbi. O grupo era composto por integrantes italianos, noruegueses, japoneses, americanos, franceses, indianos, argentinos, peruanos, chineses, alemães, ingleses, russos e da república tchéquia.

A Prefeitura de Piraquara acompanhou a visita por meio dos servidores e do Secretário de Meio Ambiente, Juliano Ribeiro, que falou sobre o PSA, e servidores do Departamento Municipal de Turismo que guiaram a visita no Reservatório do Carvalho.

CONFIRA AS FOTOS

Saiba mais sobre o XXV Congresso Mundial da IUFRO

Saiba mais sobre o Pagamento por Serviços Ambientais (PSA)