Piraquara recebe Projeto de Extensão Musical da Universidade Federal do Paraná

Publicado em 09/12/2021 às 00:00

No último dia 23 de novembro, a Secretaria Municipal de Educação de Piraquara recebeu nas instituições de ensino o Projeto de Extensão da UFPR – Músico da Família ao Vivo, orientado pelo Professor Doutor Guilherme Romanelli, juntamente com a Professora, Mestre Vera Lunardi.

O projeto é uma iniciativa de formação continuada para repertoriar e ampliar o olhar e conhecimento das crianças, estudantes, professores e servidores nas discussões sobre práticas musicais, além de buscar fortalecer a relação da instituição e comunidade.

O projeto visa aproximar as instituições da comunidade, também realiza um levantamento de familiares das crianças/estudantes que tocam algum instrumento musical, a fim de descobrir os tesouros daquela comunidade.  A ideia é após esse contato com a comunidade, é convidar esses familiares para ir à instituição, através da mediação do professor e com adaptação da rotina escolar, a fim de despertar a curiosidade das crianças e estudantes.

Inicialmente o projeto acontecerá em três instituições municipais, sendo, Instituição da Educação Infantil (CMEI Josefina da Silva Kluppell - Tia Tôto), Ensino Fundamental Regular ( Escola Rural Municipal Jomar Tesserolli) e Instituição na modalidade EJA (Escola Rural Municipal Marilda Cordeiro Salgueiro) .

Nesta primeira visita, o músico, violinista e professor Guilherme Romanelli esteve nas instituições a fim de conhecer o espaço e o público, conversar sobre o projeto, realizando uma breve apresentação musical às crianças e estudantes com repertório musical variado, contando sobre o violino e a história deste instrumento musical.