Piraquara recebe aparelho que mede quantidade de chuva

Publicado em 25/06/2013 às 00:00

O Governo Federal realiza monitoramento nos municípios e elegeu alguns prioritários, pela recorrência de desastres causados pela chuva, para receber pluviômetros automáticos, que medem a quantidade de chuva. No total estão sendo distribuídos 260 aparelhos no país, sendo 50 para o Paraná. Para Curitiba serão 12 e os demais distribuídos entre cidades de várias regiões do Estado. Pela ocorrência frequente das chuvas, Piraquara receberá três pluviômetros.

O Governo Federal está desenvolvendo o 'Plano Nacional de Gestão de Riscos e Resposta a Desastres Naturais', realizado através do 'Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres – (CENAD)', órgão vinculado à Secretaria Nacional de Defesa Civil subordinada ao Ministério da Integração Nacional, em conjunto com o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais – CEMADEN subordinado ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). Essa parceria tem como objetivo atender dispositivos do Plano Nacional de Proteção e Defesa Civil que prevê o trabalho em parceria e cooperação entre as três esferas do governo e a sociedade civil, de forma que a ação de gerenciamento de riscos e desastres seja disseminada em todo o país.

O Plano Nacional de Gestão de Riscos e Resposta a Desastres Naturais inclui os seguintes projetos: 'Pluviômetros Automáticos' e 'Pluviômetros nas Comunidades', que visam a distribuição de pluviômetros semiautomáticos, equipamento que mede a quantidade de chuva, para serem instalados em áreas de risco e operados por equipes da comunidade local, tendo como objetivo principal o estímulo à cultura da percepção de riscos de desastres naturais, envolvendo a população que vive em áreas de risco e fortalecendo as capacidades locais de enfrentamento aos eventos adversos.

A Coordenadoria da Defesa Civil de Piraquara, através de estudos de campo e registros de ocorrências causadas pela chuva, irá indicar os três pontos onde devem ser instalados os equipamentos. O aparelho não precisa ser conectado na rede elétrica, pois seu funcionamento utiliza células que captam a energia solar. Como aparelho transmite seus dados utilizando um modem celular, o local de instalação deverá estar dentro da área de cobertura de uma operadora com sinal de celular. As informações são acessadas via rede, ou seja, estarão disponíveis na Internet para serem utilizadas para prevenir as pessoas ou planejar ações em caso de desastres naturais.