Piraquara realiza a Semana Municipal de Incentivo à Doação de Sangue e Medula Óssea

Publicado em 16/09/2014 às 00:00

A Prefeitura de Piraquara realiza entre os dias 22 e 26 de setembro a Semana Municipal de Incentivo à Doação de Sangue e Medula Óssea. Será a primeira edição da semana, que foi instituída neste ano por meio da Lei Gustavo Rosa Calonga, Nº – 1387/2014, com o objetivo de esclarecer e conscientizar as pessoas sobre a leucemia, além de incentivar a doação de sangue e o cadastro de medula.

A programação terá inicio na segunda feira (22), com a coleta de sangue e a realização do cadastro de doadores de medula óssea na unidade móvel do Centro de Hematologia e Hemoterapia do Paraná - HEMEPAR. O ônibus vai atender os interessados em doar sangue e realizar o cadastro no calçadão da Avenida Getúlio Vargas, em frente à Casa da Memória. Os procedimentos são simples e serão realizados durante todo o dia.

Durante toda a semana serão realizadas ações de conscientização nos bairros Guarituba e Centro. Equipes da Secretaria de Saúde estarão na Rua Betonex e na Avenida Getúlio Vargas distribuindo material informativo, e orientando a população sobre a importância da doação de sangue e o cadastro de doadores.

Na quinta feira (25), ocorre na Câmara Municipal de Piraquara, um momento de sensibilização, com a palestra da Dra. Ana Paula Pedro Bom, do Hospital Pequeno Príncipe. O evento é aberto ao público, e contará com a participação de profissionais da saúde, autoridades do município e familiares do Gustavo Rosa Longa.

Lei Gustavo Rosa Calonga

A Lei Gustavo Rosa Calonga institui em Piraquara a Semana Municipal de Incentivo à Doação de Sangue e Medula Óssea, com o objetivo de esclarecer e conscientizar as pessoas sobre a leucemia, além de incentivar a doação de sangue e o cadastro de medula. O projeto de autoria do Vereador Ernani Winter foi aprovado por unanimidade na Câmara Municipal, e sancionado pelo Prefeito, Marcus Tesserolli, o Marquinhos.

O nome da lei foi escolhido em homenagem ao jovem piraquarense, Gustavo Rosa Calonga, que faleceu aos 11 anos em abril de 2014 por falta de um doador compatível de medula óssea. As ações vão ocorrer sempre no mês de setembro, na semana em que era comemorado o aniversário do Gustavo.