Piraquara prepara um dia de festa para inaugurar o Parque das Águas

Publicado em 28/03/2016 às 00:00

Piraquara prepara um dia de festa para inaugurar o seu primeiro parque urbano. A partir do dia 02 de abril a população vai poder desfrutar do Parque das Águas Jacob Simião, um sonho antigo dos piraquarenses de grande valor histórico para o município. O espaço será uma nova opção para recreação, prática de esportes, atividades físicas, contemplação e convívio da população.

Durante todo o dia serão realizadas atividades para a comunidade aproveitar o local. A abertura do portão principal, na Rua Barão do Cerro Azul, será às 09h30. Às 10h30 a Banda Municipal Atílio Zeni fará uma apresentação ao público. Às 11h terá o início o cerimonial seguido do abraço ao lago. Às 12h a população terá acesso a todo o parque. A partir das 15h a animação fica por conta das bandas de Piraquara que se apresentarão até às 19h.

A implantação do parque é um investimento na qualidade de vida dos munícipes. “O Parque das Águas, tantas vezes prometido, agora é uma realidade. Piraquara cresceu muito nos últimos anos e necessitava de um local estruturado para as famílias piraquarenses. É um investimento para as pessoas e valorização da nossa cidade.”, destaca o Prefeito Marcus Tesserolli, o Marquinhos.

Localizado na região central, em uma área de mais de 36 mil m², o Parque das Águas conta com dois lagos, dois vertedouros, decks, mirantes com vista panorâmica, palco, arquibancada, pista de caminhada, parque infantil, academia ao ar livre, quiosque, banheiros, bancos, estacionamento, paisagismo e arborização.

Resgate da construção

A construção do Parque das Águas tinha sido iniciada em 2007, mas foi interrompida. A partir de 2013 a atual gestão iniciou a readequação e aprovação do projeto junto a Caixa Econômica Federal, para que o município não perdesse o recurso, arcasse com o prejuízo da obra inacabada e sofresse possível sanção do Ministério do Turismo. Após o período de construção, agora a população vai poder desfrutar do espaço.

Normas de uso e conservação

Para garantir a utilização adequada e a conservação do Parque das Águas, a Prefeitura de Piraquara publicou um decreto com normas e restrições. Por se tratar de um local de uso comum é importante que a população auxilie no cuidado e manutenção do espaço. A segurança ficará a cargo do Departamento de Segurança Pública e Patrimonial de Piraquara com o apoio eventual da Polícia Militar.

Quem foi Jacob Simião?

Jacob Simião foi um dos primeiros comerciantes de Piraquara, filho de imigrantes italianos, nasceu na Colônia Santa Maria de Nova Tirol, em 22 de março de 1890, na então chamada Vila de Piraquara. Ferreiro de profissão, casou-se com Josephina Malucelli com quem tevê seis filhos. Na base de muito trabalho o casal criou por volta de 1917 o Moinho Simião, que beneficiava milho, trigo entre outros produtos. Seu Jacob e sua esposa viveram neste local, onde hoje inauguramos o Parque das Águas, até o fim de suas vidas.

Em 2004 um acordo entre a Prefeitura de Piraquara e a família permitiu a desapropriação de parte da área. Hoje de propriedade da família, permanece ao lado do parque a casa centenária onde ficava a residência e o moinho que utilizava água do lago para o funcionamento de suas engrenagens.

Horário de funcionamento: 06h às 20h (Inverno) 06h às 21h (Verão)

É vedado

• Qualquer tipo de comércio dentro do parque
  • Consumo de bebidas alcoólicas
  • Animais de estimação
  • Danificar equipamentos subir nas árvores
  • Lançamento de qualquer objeto nos lagos
  • Barracas e acampamento
  • Prática de esportes fora das áreas específicas
  • Uso de alto falantes e aparelhos de ampliação de som
  • Nadar nos lagos
  • Praticar a pesca ou caça no interior do parque
  • Uso de bicicletas, skates, patins e patinetes

Confira o decreto 4953/2016 com todo o regulamento.

Inauguração do Parque – 02/04

9h30 – Abertura do Portão Principal (Barão do Cerro Azul)

10h30 – Apresentação da Banda Municipal Atílio Zeni

11h00 – Início do Cerimonial

11h10 – Formação Abraço ao Lago

12h00 – Abertura de todo o parque para a população

15h – Início dos Shows bandas locais

19h – Término dos Shows

Durante todo o dia

Atividades para as crianças

Piscina de Bolinhas

Cama elástica

Pipoca/ Algodão

Pintura com giz de cera

Tenda Meio Ambiente

* Projeto de Proteção Animal;

* Projeto Manancial Vivo;

* Benefícios da Arborização Urbana;

* Separe bem as coisas (referente a separação, acondicionamento e destino certo do lixo);

* Distribuição de Mudas (crotalária)

Tenda Saúde

Atividades educativas no combate ao AEDES AEGYPTI (Dengue, Zikavírus e Chikungunya)

Ações educativas e preventivas