Notícia

Piraquara participa do lançamento da campanha "Quem ama abraça" em Curitiba

Publicado em 17/06/2014 às 00:00

A secretária nacional de Enfrentamento à Violência contra as Mulheres da Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República (SPM-PR), Aparecida Gonçalves, participou, na última quarta-feira (11), do lançamento da campanha Quem ama abraça – Fazendo Escola, em Curitiba, no Salão de Atos do Parque Barigui. A secretária afirmou que 56% das mulheres que fazem denúncia pelo Ligue 180 - Central de Atendimento à Mulher - informam que os filhos presenciam a violência dentro de casa e que 23% deles sofrem violência diretamente ou de forma indireta.

A campanha tem foco nas escolas e mobiliza crianças e adolescentes para o debate e superação das diferentes formas da violência contra as mulheres. A iniciativa é promovida pela Rede de Desenvolvimento Humano (Redeh) e pelo Instituto Magna Mater, em parceria com a SPM.

A secretária da Mulher de Curitiba, Roseli Isidoro, afirmou que a campanha tem caráter educativo e preventivo e se firma em novos modelos e conceitos relativos à posição da mulher na sociedade. “Precisamos conscientizar não somente as mulheres, mas também crianças e jovens, por meio da educação, sobre a questão da violência doméstica. Na verdade, queremos falar para todas as pessoas, para que elas possam reproduzir uma cultura de paz, da não violência”, destacou a secretária.

Secretários municipais e diretores de escolas marcaram presença no lançamento.

A primeira dama de Piraquara, professora Ana Elizabete Mazon de Souza Tesserolli, participou do lançamento da campanha representando os municípios da Região Metropolitana com interesse em fazer a adesão à campanha. “A rede de enfrentamento à violência contra a mulher deve atuar em várias frentes e a escola pode ser uma grande aliada. Campanhas que sensibilizem para esta triste realidade, bem como orientem para o acesso a serviços de saúde, jurídicos e de acolhimento são importantes estratégias para a construção dessa rede solidária que vem se fortalecendo no país e, portanto, são muito bem-vindas." ressaltou a primeira dama.

Conscientizar a população sobre a violência de gênero por meio de campanhas é o quinto eixo do programa ‘Mulher, Viver sem Violência’, da SPM.

Confira as fotos