Piraquara participa de Fórum Paranaense de Mudanças Climáticas Globais

Publicado em 19/11/2013 às 00:00

A Prefeitura de Piraquara, através da Secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo, participou do Fórum Paranaense de Mudanças Climáticas Globais, que aconteceu na última terça (12). No evento, lideraram as discussões representantes da Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Instituto Ambiental do Paraná, Celepar e pesquisadores.

Como resultado do Fórum, a Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Paraná está desenvolvendo o 1.º Diagnóstico Estadual das Iniciativas Municipais para o Enfrentamento das Mudanças Climáticas. Serão registradas a frequência de eventos climáticos e suas consequências sociais e ambientais em todos os 399 municípios paranaenses. O estudo consiste na criação de uma plataforma virtual, em que as administrações públicas municipais respondem um questionário sobre tipos de eventos climáticos ocorridos na região, suas consequências e ações realizadas para evitá-los. O documento também inclui perguntas sobre as características das estações climáticas, se existem problemas de alagamentos, erosão, se há ocorrência de geadas, piora da qualidade do ar, redução ou perda de qualidade da água. O levantamento aborda ainda, a existência de coordenadoria municipal de Defesa Civil e de políticas públicas na área de saneamento ambiental e mudanças climáticas.

O chefe da Divisão de Educação e Controle Ambiental da Prefeitura de Piraquara, Valter Farfuso, já respondeu ao questionário. “Estamos contribuindo com este estudo para que possamos trabalhar de forma conjunta e prever possíveis catástrofes nas cidades. Todos os municípios devem fazer a sua parte”. Entre as informações do questionário estão a existência de 1.162 nascentes e a frequência de alagamentos no bairro do Guarituba. “Estamos recebendo recursos e apoio da Cohapar para minimizar o problema dos alagamentos com a construção de galerias nas vias principais, mas ações ambientais também são importantes para conter as cheias do Rio Iraí”, informa Valter.

Veja aqui as fotos do Fórum.