Piraquara Páscoa Saudável proporcionou novas experiências para as crianças da rede municipal

Publicado em 04/05/2023 às 00:00

Na quinta-feira que antecedeu a Páscoa, dia 06 de abril, as instituições municipais de ensino de Piraquara realizaram atividades alusivas à celebração da data. O diferencial este ano foi a programação criada a partir de lanches saudáveis, brinquedos infláveis, cama elástica, pintura de rosto, além da visita do Coelhinho em alguns locais.
Nas escolas municipais foi servida a sobremesa “surpresa de uva” após a refeição principal, sendo que a receita foi testada e aprovada pela Comissão de Alimentação Escolar.
O Departamento de Nutrição Escolar elaborou um vídeo para auxiliar os servidores no preparo deste lanche especial, especificando o modo de preparo e as quantidades dos ingredientes. Já nos CMEIs a preparação escolhida foi o muffin de banana e suco natural de laranja com mamão, tudo preparado sem açúcar.
Para cumprir com as normas do PNAE sem deixar a comemoração de lado, as nutricionistas do Departamento de Nutrição Escolar, que são responsáveis por toda a alimentação ofertada nas instituições de ensino, em conjunto com a Comissão de Alimentação Escolar, composta por representantes de escolas e CMEI’s, definiram um cardápio especial para a data.
A programação dos lanches saudáveis atende a resolução nº 06/2020 do Fundo Nacional de Educação (FNDE), que dispõe sobre as normativas do Programa Nacional de alimentação Escolar (PNAE), e apresenta a proibição do uso de açúcar e da oferta de produtos ultra processados para crianças menores de 3 anos, e de alguns alimentos industrializados (dentre eles chocolates e guloseimas) para os estudantes de todas as faixas etárias. A resolução também determina que o ambiente escolar seja um local que promove ações favoráveis à conscientização da alimentação adequada e saudável.
A ação contou com o envolvimento e dedicação dos servidores da Secretaria de Educaçao, do Departamento de Nutrição Escolar e das Escolas e CMEI’s, que juntos proporcionaram uma Páscoa alegre e descontraída, mas sem esquecer de colocar a saúde em primeiro lugar.
Para quem ficou curioso em experimentar estas preparações, as nutricionistas disponibilizaram a receita, que pode ser reproduzida em casa.