Piraquara oferece atividades de apoio para quem quer parar de fumar

Publicado em 02/06/2014 às 00:00

No dia 31 de maio se comemora o Dia Mundial de Combate ao Fumo, data extremamente importante para o calendário da saúde piraquarense. A Secretaria Municipal de Saúde de Piraquara oferece tratamento para quem tem interesse em parar de fumar, por meio Programa Nacional de Controle do Tabagismo que acontece no CESME.

Para participar do tratamento, o usuário, após apresentar encaminhamento da Unidade de Saúde, é submetido a uma entrevista estruturada, para identificar o perfil sócio econômico, doenças relacionadas ao tabagismo e possíveis contra indicações aos medicamentos que podem ser usados durante o tratamento, bem como à investigação de co-morbidades, doenças previas ou atuais que possam interferir no tratamento, assim como sua história tabagistica.

Após a entrevista inicial, o usuário é ingresso às abordagens grupais que consistem em cinco encontros semanais de duas horas e se necessário atendimento individual, para orientações ou prescrição de medicamentos.

Em todos os encontros os usuários passam por atendimento da enfermagem para acompanhamento da pressão arterial e peso.

Encontros

Nos encontros são abordados os temas direcionados pelas cartilhas do Programa, através da abordagem cognitivo-comportamental, procura-se tratar os sintomas de maneira direta enfocando as situações do presente relacionadas a dependência.

Muitas pessoas já se beneficiaram com o tratamento, que além de oferecer profissionais da área e medicamentos específicos, também dá apoio psicológico.

“Ainda estou em tratamento,  me sinto bem por ter parado de fumar, o Programa é muito bom pena que não tem em outros lugares, fui muito bem atendida...não foi fácil parar de fumar pelo tempo que fumava, 45 anos, ainda sinto vontade mas vou continuar firme, não é impossível”  A.J.M. 64 anos (aposentada)

“Eu não imaginava que precisava parar de fumar até que um dia por necessidade de saúde os médicos me deram um ultimato e foi ai que eu procurei o Programa, resolvi buscar ajuda o que foi muito positivo no sentido de auxilio e participação no grupo. Hoje faz 15 dias que estou abstinente e me sinto muito grato as pessoas envolvidas,  a coordenadora Cristiane e Drª Paula, só tenho que agradecer e a todos os participantes e a equipe da Prefeitura” A.G.M. 65 anos.

“Gostaria de dividir esta alegria de me ver livre do cigarro com as pessoas que gosto que são fumantes que viessem para o tratamento...acredito que o tratamento dá certo...eu achava que era impossível parar de fumar, nunca tinha tentado , o grupo foi fundamental...as conversas, as trocas, os incentivos, as informações recebidas.... estou muito bem” M.L.G. 45 anos (agente operacional)

O Programa é coordenado pela Assistente Social Cristiane Boddy Toth, que também é a Coordenadora do CESME e tem como médica Drª Paula Fernanda V. A. Crema.

Dia Mundial de Combate ao Fumo

O Dia Mundial de Combate ao Fumo foi criado em 1987 pela Organização Mundial de Saúde para alertar sobre as doenças e mortes relacionadas ao tabagismo.

O tabagismo é definido como uma doença crônica caracterizado pela dependência da nicotina. É considerado pela Organização Mundial de Saúde - OMS, como a principal causa de mortes evitáveis no mundo.

Para maiores informações sobre o Programa Nacional de Controle do Tabagismo banta entrar em contato com o CESME pelo telefone 3590-3738 ou ir até a sede na  Rua Tenente Celso Soares, 98  na Vila Juliana .