Piraquara inicia a construção de mais uma unidade de ensino

Publicado em 21/06/2013 às 00:00

O município de Piraquara inicia o ano com obras e investimentos significativos na educação municipal. Nesta segunda-feira (14), foi iniciada a construção de um novo Centro Municipal de Educação Infantil no Bairro Guarituba. Na próxima semana está programado o começo das obras de mais um CMEI no Bairro Recanto das Águas. Além dessas duas novas unidades, já estão em andamento às construções de uma nova Escola Municipal e outro CMEI no Jardim Tarumã.

Atualmente a rede municipal de ensino de Piraquara atende 10.500 alunos, nas modalidades de educação infantil, ensino fundamental, educação especial, e educação para jovens e adultos. A Secretaria de educação dispõe de 40 aparelhos públicos, entre eles, 22 escolas municipais e 14 CMEIS.

Os novos três CMEIS representam à ampliação no número de vagas na educação infantil municipal, além da eliminação de prédios alugados que atualmente geram despesas mensais para o município. As unidades terão 1.211,92 m² de área, e vão contemplar crianças de 4 meses a 5 anos de idade, com capacidade de atendimento para até 240 alunos.

Os equipamentos foram viabilizados por meio da parceria entre a Prefeitura e o Programa Nacional de Reestruturação e Aparelhagem da Rede Escolar Pública de Educação Infantil (ProInfância). Elas estão sendo construídas nos seguintes endereços: Rua Richard Lickfeld, Avenida Jairo Sebastião Ferrari e na Rua Heitor Pallu, com um investimento do município de R$: R$: 549.411,54.

Nova Escola Municipal

A nova Escola Municipal está sendo construída no Jardim Tarumã, bairro Guarituba e vai atender alunos do ensino fundamental. A obra está em estágio avançado, com o prazo de conclusão estipulado para o segundo semestre desse ano. Com um projeto moderno, a unidade vai ampliar o número de vagas e oportunizar o remanejamento dos alunos da região.

“A nova escola vai possibilitar a redistribuição dos alunos que atualmente estão em escolas mais distantes, e em espaços alugados pela Prefeitura. Vai ser possível acabar com os alugueis que ainda existem, e também oferecer melhores condições para esses estudantes”, explica a Secretária de Educação, Loireci Dalmolim de Oliveira. A obra foi viabilizada por meio de um convênio entre a Prefeitura e a Secretaria de Estado da Educação (SEED).