Piraquara foi sede da reunião mensal da Assomec

Publicado em 26/06/2014 às 00:00

O município de Piraquara sediou nesta quarta feira (25) a reunião mensal da Associação dos Municípios da Região Metropolitana de Curitiba (ASSOMEC). A assembléia ordinária da associação, que ocorre na última quarta feira de cada mês, foi realizada na sede campestre da Sociedade Morgenau, e contou com a participação de prefeitos e representantes de diversos municípios.

Na abertura dos trabalhos o Prefeito de Piraquara, Marcus Tesserolli, o Marquinhos, agradeceu a presença de todos e destacou a importância da integração entre os municípios. “Nós de Piraquara estamos felizes em receber os prefeitos e os representantes aqui em nosso município, e também por contribuir com essa importante integração”, ressaltou.

ONG – SERPIÁ – Serviços e Programas para a Infância e Adolescência

As atividades tiveram início com a apresentação do vice presidente da ONG Sérpia, Hélio Cadore, que mantém uma clínica interdisciplinar e oferece atendimentos a crianças e adolescentes em sofrimento psíquico. Ele explicou o trabalho desenvolvido pela entidade e as parcerias com municípios.

Alagamentos

Em seguida os prefeitos falaram sobre os estragos causados pela última enchente que atingiu Curitiba e diversos municípios da região metropolitana. Foram discutidos os problemas e possíveis ações e providências de prevenção que podem ser tomadas. O Prefeito de Pinhais e presidente da Assomec, Luizão Goulart, apresentou o trabalho desenvolvido nos últimos anos em seu município, que reduziu consideravelmente o registro de ocorrências causadas pelas chuvas.

Piraquara: Preservação x Desenvolvimento

Por fim, Piraquara apresentou as dificuldades que enfrenta por possuir a maior parte do seu território decretado como área de proteção permanente e grande limitação para o desenvolvimento. A Secretária de Meio Ambiente e Urbanismo, Raquel Sizanoski, apresentou um panorama geral com indicadores do município, números referentes a capacidade de produção de água, e a baixa compensação que a cidade recebe.

Na oportunidade, o Prefeito Marquinhos defendeu que os municípios que preservam e fornecem água para os demais sejam recompensados. “Precisamos buscar soluções e uma compensação justa, para que Piraquara continue preservando e mantenha a qualidade da água, mas também consiga um equilíbrio em suas receitas.”, finalizou.

Participaram prefeitos e representantes das cidades de Piraquara, Curitiba, Pinhais, Quatro Barras, Lapa, Contenda, Quitandinha, Campo Largo, Fazenda Rio Grande, São José dos Pinhais, Tijucas do Sul, o Deputado Estadual, Anibelli Neto, vices prefeitos, secretários municipais e vereadores de Piraquara.

Confira as fotos