Piraquara ficou em 2º lugar no Prêmio Estadual CRO-PR de Saúde Bucal

Publicado em 19/11/2019 às 00:00

A Prefeitura de Piraquara ficou em 2º lugar no Prêmio Estadual CRO-PR de Saúde Bucal. O município concorreu na categoria até 100 mil habitantes e ficou com o vice na premiação promovida pelo Conselho Regional de Odontologia, que avaliou a implantação, efetivação e a qualidade das políticas públicas de saúde bucal de municípios paranaenses.

A Coordenadora de Saúde Bucal de Piraquara, Amanda Cristina Rocha, recebeu o prêmio durante o Congresso Internacional de Odontologia do Paraná, realizado no mês de outubro em Curitiba. Foram utilizados diferentes critérios para avaliar a qualidade da atenção à saúde bucal, como o número de profissionais, total de atendimentos, cobertura de saúde bucal, tipos de serviços prestados, entre outros.

A Secretária Municipal de Saúde, Maristela Zanella, ressaltou a dedicação dos profissionais de saúde bucal do município e os avanços nos últimos anos. "Piraquara investiu na estruturação dos consultórios nas unidades de saúde, na contratação de mais profissionais e outras ações que qualificaram o serviço, ampliaram o número de procedimentos realizados e a cobertura populacional. Parabéns a toda equipe que leva prevenção e promoção de saúde bucal aos munícipes, atuando nas unidades de saúde, escolas, cmeis e diversos outros equipamentos públicos", destacou.

CONFIRA TODOS OS PREMIADOS NO PRÊMIO ESTADUAL CRO-PR DE SAÚDE BUCAL 2019

Saúde Bucal em Piraquara

A Secretaria de Saúde de Piraquara reconhece a importância que tem a saúde bucal para o indivíduo como um todo. Muitas das doenças sistêmicas iniciam-se pela boca ou apresentam manifestações orais que auxiliam no diagnóstico precoce de alterações mais graves no organismo. Diante disso, o município possui 16 equipes de saúde bucal para atendimento dos munícipes, com o cirurgião-dentista inserido em todas as unidades de saúde. Em média, são realizados 120 atendimentos odontológicos por Diana rede municipal de saúde, sendo os principais procedimentos oferecidos: profilaxia (limpeza), extrações dentárias, restaurações, urgência e emergência, entre outros. Os dentistas do município também estão inseridos no Programa Saúde na Escola (PSE), realizando ações de escovação supervisionada, aplicação tópica de flúor, orientação de higiene e fornecimento de kits de saúde bucal.

Para o atendimento odontológico, é necessário que o paciente tenha cadastro na Unidade de Saúde e documento com foto em mãos. As unidades possuem todos os dias o acolhimento odontológico, com o objetivo de alívio da dor e intervenções em situações mais agudas.