Piraquara está entre as cidades brasileiras melhores avaliadas na Escala Brasil Transparente

Publicado em 16/03/2021 às 00:00

Piraquara alcançou a nota 9,79 na 2ª edição da Escala Brasil Transparente (EBT) - Avaliação 360°, divulgada nesta segunda-feira, dia 15 de março, pela Controladoria-Geral da União (CGU). O resultado colocou o município acima da média nacional, em 3º lugar entre as cidades paranaenses e 22° no ranking nacional. A avaliação verifica o grau de cumprimento de dispositivos da Lei de Acesso à Informação (LAI), Portal da Transparência, entre outros normativos sobre transparência pública.

Foram analisados os quesitos de transparência ativa e de transparência passiva. Foram avaliados todos os Estados, as capitais e os 665 municípios brasileiros com mais de 50 mil habitantes. Piraquara superou a média de Curitiba (9.6) ficando atrás apenas de Londrina (10) e Maringá (9.88), no Paraná. O levantamento foi feito entre abril e dezembro de 2020.

Entre as medidas adotas pela Prefeitura de Piraquara, está a regulamentação das diretrizes da política de acesso à informação no âmbito da Administração Pública. Um grupo foi criado para avaliação e aprimoramento do Portal da Transparência com base em relatórios do TCE-PR e do Mapa Brasil Transparente da CGEU. O município atualmente disponibiliza informações além do mínimo exigido e todos os processos, desde 2013, estão disponíveis integralmente no portal.

De acordo com o Prefeito Josimar Fróes, o bom resultado é fruto das ações dos últimos anos para garantir a transparência tão necessária no serviço público. “Esse resultado de repercussão estadual e nacional demonstra o empenho da gestão para garantir o acesso à informação e a transparência para todo cidadão. Hoje, Piraquara possui uma comissão instituída para cuidar especificamente do assunto”, destacou.

CONFIRA O LEVANTAMENTO COMPLETO

Portal de Transparência de Piraquara

O Portal da Transparência de Piraquara permite que o cidadão consulte em tempo real a aplicação dos recursos públicos. A ferramenta foi desenvolvida com uma linguagem de fácil compreensão, de forma clara, objetiva e transparente, facilitando a pesquisa das informações. Acesse aqui.

Transparência COVID-19

Em conformidade com a Nota Técnica 01/2020 da Rede de Controle da Gestão Pública do Paraná, a Prefeitura de Piraquara disponibiliza um espaço específico para o acompanhamento dos atos administrativos e contratos celebrados pelo município em razão do enfrentamento da COVID-19. Acesse aqui.

Atendimento Online

A plataforma 1Doc possui mecanismos que visam economia de recursos financeiros, materiais e humanos, gerando rapidez nos atos administrativos e permitindo transparência no acesso à informação para todos os cidadãos. O sistema otimiza a comunicação interna, gestão de documentos, tramitações e ainda disponibiliza mais de 200 serviços por meio de atendimento virtual. Acesse aqui.

Pedidos de Acesso à Informação

Este canal é exclusivo para Pedidos de Acesso à Informação, amparados pela Lei de Acesso a Informação nº12.527/2011, que garante ao cidadão o direito constitucional de acesso às informações públicas. Regulamentado pelo Decreto Municipal nº7.822/2019. Acesse aqui.