Piraquara e IPHAN discutem a preservação do Patrimônio Cultural de Piraquara

Publicado em 07/03/2016 às 00:00

Na última quinta feira (03), representantes da Prefeitura de Piraquara estiveram na superintendência do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional no Paraná. Na pauta, foram apresentados projetos para o restauro de imóveis históricos do município, além de outras iniciativas para a captação de recursos e valorização do patrimônio histórico e cultural local.

Os secretários de Planejamento e Coordenação Geral, José Luis Pedroza, e Cultura, Esporte e Lazer, Angelo Vanhoni, foram recebidos pelo Superintendente do IPHAN, José La Pastina Filho. Eles mostraram o projeto de restauração da Casa Colonial de Piraquara, imóvel tombado como patrimônio cultural do Paraná onde funcionou Biblioteca Municipal. Por ser um prédio tombado, as intervenções devem atender as exigências do instituto.

Também trataram sobre a possibilidade de tombamento de outros prédios históricos do município para a conservação do patrimônio cultural local e a busca de incentivos e recursos para viabilizar os projetos de restauração. La Pastina se comprometeu em auxiliar Piraquara nesses processos e elogiou o interesse da atual Administração em preservar bens que possuem valor histórico, cultural e arquitetônico para o município.

Confira as fotos do encontro

Conheça o histórico da Casa Colonial de Piraquara