Piraquara contra a dengue

Publicado em 26/12/2016 às 00:00

Com a chegada do verão aumentam as temperaturas e a quantidade de chuvas no Município de Piraquara. Essas são as condições propícias para o surgimento de criadouros do mosquito transmissor dos vírus da Zika, da Dengue e do Chikungunya.

Desta forma, redobre os cuidados e elimine todos os potenciais criadouros de mosquitos, tais como pneus, caixas d´água abertas e calhas entupidas.

Um cuidado especial deve ser tomado com vasos de plantas e lixos abandonados nos quintais que são capazes de acumular água, pois esses são os principais criadouros encontrados nas residências do município.

Apenas no ano de 2016 a Equipe de Prevenção e Combate ao Mosquito da Dengue já eliminou mais de 25 mil desses criadouros e coletou para análise mais de 6 mil larvas de mosquito nas residências de munícipes. Felizmente nenhuma dessas larvas era do mosquito da dengue, porem, é sabido que o mosquito já está disperso em quase todos os municípios que fazem divisa com Piraquara, tornando iminente o risco de infestação.

Faça sua parte, recolha e acondicione em sacos plásticos o lixo inservível de seu quintal e coloque-o para a coleta seletiva, serviço ofertado semanalmente em todos os bairros do município. Lixo dentro das residências também atraem ratos, que transmitem a leptospirose através de sua urina e ainda propiciam refúgio para aranhas-marrons, cujos índices de picadas, aumentam muito nesta época do ano.

Canais de Atendimento:

Ouvidoria da Secretaria Municipal de Saúde: 3590-3729.

Vigilância Ambiental: Dúvidas sobre as arboviroses urbanas: 3590-3764 / 3590-3780.

Secretaria Municipal de Meio Ambiente: Denúncias relativas ao descarte irregular de lixo: 3590-3895.

Outras Matérias:

Prevenção e combate

Se o mosquito da dengue pode matar, ele não pode nascer!

Como combater a dengue de maneira simples

Prefeitura em ação - Prevenção e combate à dengue

TV Brasil: Piraquara evita a dengue de maneira simples