Piraquara captou mais de 2 milhões em recursos federais para a Educação

Publicado em 25/06/2013 às 00:00

O município conseguiu mobiliários e equipamentos para as unidades da rede municipal de ensino, nove ônibus escolares e 24 novas cozinhas

A Prefeitura de Piraquara recebeu na última semana, o primeiro, de nove ônibus para transporte escolar que o município receberá ainda em 2013, a partir da adesão do Programa Caminho da Escola, viabilizado através do Plano de Ações Articuladas (PAR) do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). Serão cinco veículos adaptados com plataformas elevatórias e lugares preferenciais, e quatro convencionais que vão possibilitar um melhor atendimento aos estudantes do transporte escolar. .

Os nove veículos vão representar um investimento de R$2.045.120,00, adquiridos com recursos do Governo Federal. “É uma aquisição importante viabilizada por meio de planejamento e captação de recursos federais. Este é o primeiro dos nove que irão reforçar a frota do transporte escolar do município. São quatro veículos novos convencionais, e cinco que atendem as exigências de acessibilidade que serão utilizados para o transporte de alunos com necessidades especiais”, explicou a Secretária de Educação, Loireci Dalmolim.

Quase três milhões captados em investimentos

O município de Piraquara aderiu ao Plano de Metas Compromisso Todos pela Educação em 2010, e a partir da adesão teve que elaborar o Plano de Ações Articulados. Foi realizado um diagnóstico minucioso da realidade educacional do município, e com base nesse levantamento, uma equipe local composta por professores, diretores, coordenadores da Secretaria Municipal de Educação, e representantes da sociedade civil organizada, desenvolveu um conjunto de ações que resultaram no PAR de Piraquara, e hoje resulta em R$ 2.864.865,28 em investimentos do Governo Federal no município.

Com a aprovação do Plano de Ações Articuladas, o município já recebeu este ano, mobiliários e equipamentos para escolas e centros municipais de educação infantil (confira no gráfico), e o primeiro ônibus escolar entregue na última semana. O município foi contemplado também, por meio do PAR, com equipamentos e utensílios para 24 novas cozinhas para os CMEIS.

“Com a participação no PAR o município tem melhorado a estrutura educacional de Piraquara, e consequentemente as condições de trabalho dos profissionais, o que reflete em um melhor aprendizado dos alunos. Possuímos uma equipe especializada na captação destes recursos, que contribuem muito para a educação do município”, concluiu a Secretária de Educação, Loireci Dalmolim.

O que é o PAR?

O Plano de Ações Articuladas foi criado em 2007 pelo Governo Federal para disponibilizar aos estados e municípios uma série de instrumentos para a melhoria da qualidade da educação. É por meio do PAR que o Ministério da Educação repassa recursos para transporte, mobiliários, equipamentos de cozinha, construção de escolas, bibliotecas, capacitação, laboratórios e outras necessidades. Para isso, entretanto, os Planos devem obedecer a vários critérios e terem como referência os indicadores demográficos educacionais. Todas as informações são rigorosamente checadas e analisadas pelo ministério. Depois de aprovado, o PAR de cada município é publicado no site do MEC.

Foto: Bruno Oliveira

Legenda1: O Prefeito Marquinhos e a Secretária de Educação, Loireci Dalmolim, receberam na última semana o primeiro ônibus escolar, dos nove que o município viabilizou com recursos federais

*Tabela é o complemento da matéria

Ônibus Escolares – Quantidade