Piraquara atinge meta de acompanhamento do Bolsa Família

Publicado em 12/08/2015 às 00:00

O município de Piraquara atingiu no primeiro semestre deste ano a meta de acompanhamento das famílias beneficiárias do Programa Bolsa Família, através do trabalho conjunto das secretarias de saúde, educação e assistência social. O Programa Bolsa Família é um programa de transferência direta de renda para famílias em situação de pobreza e de extrema pobreza em todo o país.  Para receber e continuar recebendo o benefício as famílias devem cumprir alguns compromissos. Na saúde, devem manter em dia a vacinação das crianças e o acompanhamento de seu desenvolvimento nas unidades de saúde. Mulheres entre 14 e 44 anos também devem fazer o acompanhamento.    Na educação, as crianças entre 6 e 15 anos devem estar matriculadas e frequentar a escola. Na Assistência Social, a família deve atualizar o cadastro a cada dois anos e apresentar a carteirinha do acompanhamento na Unidade de Saúde.

Nos últimos três anos houve um aumento de quase 30% no acompanhamento das famílias beneficiadas em Piraquara. Karin Will, nutricionista da Secretaria Municipal de Saúde, explica que "foi criado o Comitê do Bolsa Família Municipal, e nele está instituída a participação das Secretarias de Educação, de Assistência Social e de Saúde e também representantes como beneficiários, associações e sindicatos. Com isso tivemos uma boa melhora porque foi criado um espaço para discussão entre as Secretarias para aumentar o índice. O Comitê criou uma carteirinha de apresentação obrigatória, entregue na Unidade de Saúde e que deve ser apresentada na atualização de cadastro na Assistência Social, feita a cada dois anos. Esta carteirinha é um método de controle para verificar se o beneficiário está cumprindo a condicionalidade. Além disso houve a adesão ao Programa Saúde na Escola, em que a pesagem de crianças de 0 a sete anos e o controle de vacinação é realizado na própria escola, facilitando o controle, já que muitas vezes os agentes comunitários de saúde chegavam nas casas e as crianças estavam em horário escolar".

O trabalho das agentes comunitárias de saúde também contribui muito para esse acompanhamento. Karin conta ainda que a equipe da Secretaria "está sempre verificando o trabalho e conversando com as ACSs sobre a importância de buscarem essas informações porque para a condicionalidade da saúde é extremamente importante saber o peso, a estatura, se a vacinação está em dia, se a gestante cumpre o pré-natal, e se eles não fazem esse papel as informações se perdem, então é importante que ele esteja na área e que as famílias recebam o agente comunitário".

O acompanhamento é importante para que essas famílias continuem recebendo o benefício, que compõe a renda para suas necessidades mínimas. Para a família de Joana D'Arc de Souza, que recebe o benefício por quatro crianças, o Programa melhorou sua condição de vida, e por isso cumprem os compromissos. "O Bolsa Família é um dinheiro que veio para ajudar principalmente as mães e ajudar os nossos filhos. Então é com ele que eu mantenho o arroz, o feijão, o tempero, um leite, uma mistura, é uma renda fixa que a gente tem para manter os filhos, até mesmo na escola porque antes quando não tinha a gente sabe o quanto sofria. Então para mim o Bolsa Família é uma benção, então não tem como fugir do compromisso", declara a beneficiária.

A família que tiver dificuldade em cumprir essas condicionalidades deve buscar orientações nos atendimentos da Assistência Social ou na Secretaria de Saúde.

Veja aqui a matéria.