Piraquara apresenta projeto na ALL para a construção de um Parque Linear no Santa Mônica

Publicado em 10/04/2014 às 00:00

A Prefeitura de Piraquara encaminhou nesta quarta feira (09), para a America Latina Logística, o projeto para a construção de um Parque Linear no bairro Santa Mônica. O município propôs para ALL, empresa que possui a concessão ferroviária da ferrovia Curitiba - Paranaguá, a parceria para ocupar uma área que fica as margens da linha férrea, na Avenida dos Ferroviários.

A área em questão possui aproximadamente 968 metros de extensão, e segue paralela à linha férrea. Recentemente a Prefeitura realizou a limpeza e remoção de entulhos do local. “A intenção é construir essa ampla área de lazer para a população, e ao mesmo tempo preservar a área, evitando o acumulo de lixo e possíveis ocupações irregulares”, explicou o Secretário de Infraestrutura, Girlei Eduardo de Lima.

As intervenções no local terão caráter paisagístico. O projeto prevê a construção de uma pista de caminhada por toda a extensão do parque, duas praças, uma academia ao ar livre, playgroud, área de estar, uma cancha de bocha, pérgola em madeira, o plantio de árvores de grande, médio e pequeno porte, arbustos, forração e iluminação pública.

O projeto agora vai passar pela análise e aprovação técnica da America Latina Logística, e em seguida será encaminhado para a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), que é a responsável pela aprovação e liberação final.

A entrega do projeto foi feita pelo Secretário de Infraestrutura, Girlei Eduardo de Lima e pelo Diretor do Departamento de Projetos e Obras, Engº Civil Rafael Renann Braga Batista, que foram acompanhados dos vereadores do município, Adriano Cordeiro, Ernani Winter, Rock, Eugênio Huller e Pastor Valdeci. O grupo de Piraquara foi recebido pela Coordenadora de Projetos da ALL, Engª Civil Giana Custódio, pela Gerente de Relações Institucionais, Renata Bonikowski e pela Coordenadora de Relações Institucionais, Vânia Lopacinski.

Outras demandas

Os vereadores aproveitaram a oportunidade para solicitar providências referentes à manutenção e a roçada nas margens da linha férrea, principalmente na área central do município, e também em relação à parada de trens no cruzamento com a Avenida Getúlio Vargas.

Confira as fotos do encontro e alguns detalhes do projeto