Piraquara amplia o investimento da Atenção Básica na saúde

Publicado em 03/04/2014 às 00:00

De acordo com os indicadores do Ministério da Saúde, uma Atenção Básica bem estruturada é capaz de resolver de 80% a 85% as demandas de saúde da população. Considerando esse cenário, a Prefeitura de Piraquara priorizou no último ano o fortalecimento da atenção básica no município, com a ampliação dos investimentos na saúde, que resultaram em diversas medidas para melhorar o atendimento a população.

Somente em 2013 a Prefeitura ampliou os investimentos com recursos próprios para quase 20%, superando a média dos 15% que foram aplicados nos últimos três anos anteriores. Com isso foi possível ampliar o horário de atendimento em três unidades de saúde estratégicas do município, que agora funcionam até as 20h, e aos sábados de manhã. Todas as nove unidades de saúde foram reformadas, e algumas ampliadas, e também foi iniciada a construção da unidade do Jardim Bela Vista.

Além de melhorar a estrutura física da rede municipal de saúde, o número de médicos passou de 39 em 2012, para 49 em 2013, o que resultou no aumento de 27% somente nas consultas médicas, o que equivale a 20.111 consultas a mais. Também foi possível ampliar consideravelmente as consultas (25%) e os procedimentos odontológicos (68%), consultas especializadas (49%), e os exames laboratoriais (36%). A remoção de pacientes que necessitam de atendimento fora do município aumentou em 45%, mais de 8.400 remoções feitas pela Central de Ambulâncias.

Para facilitar e ampliar o acesso da população os medicamentos foram descentralizados. Foi aberta a Farmácia Municipal do Guarituba, que atende a população do bairro mais populoso do município, que anteriormente tinha que se deslocar quilômetros até a Farmácia Central. Para diminuir as filas nas unidades de saúde, a Secretaria de Saúde implantou o Programa de Acolhimento, também foi implantado no município o Núcleo de Apoio a Equipe Saúde da Família – NASF.

Confira os investimentos na saúde pública de Piraquara
Ampliação do horário de atendimento em três unidades de saúde: Caiçara, Vila Macedo, Central e na Farmácia Central.

Reforma e ampliação das unidades de saúde Vila Macedo, Primavera e Wanda Mallmann.

Reforma de todas as demais unidades de saúde do município

Início da construção da Unidade do Jardim Bela Vista

Ampliação para 49  médicos por meio da adesão dos programas Mais Médicos e Provab

Implantação do Programa de Acolhimento para reduzir as filas de madrugada *(O projeto foi premiado no Congresso Paranaense de Secretarias de Saúde)

Implantação do NASF – Núcleo de Apoio a Equipe Saúde da Família, composto por nutricionista, educador físico, assistente social, psicólogo, farmacêutico e fisioterapeuta.

Implantação do eletrocardiograma por telemedicina em todas as unidades de saúde

Ampliação da oferta de serviços;

Aumento

% Aumento

Consultas médicas

27%

Consultas odontológicas

25%

Procedimentos odontológicos

63%

Consultas Especializadas

49%

Exames laboratoriais

36%

Confira as fotos sobre os investimentos em Atenção Básica no município de Piraquara.