Piraquara adere ao Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional

Publicado em 23/11/2022 às 00:00

Nesta segunda-feira, dia 21 de novembro, Piraquara formalizou a adesão do município ao Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional. O Prefeito, Josimar Fróes, recebeu o certificado durante a abertura da reunião plenária do Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional - CONSEA, realizada em Curitiba. Na ocasião, também ingressaram no SISAN os municípios de Ponta Grossa, Fernandes Pinheiro e Tijucas do Sul.

O SISAN é um sistema de gestão intersetorial de políticas públicas, participativo e de articulação entre os três níveis de governo para a implementação e execução das Políticas de Segurança Alimentar e Nutricional. Tem como objetivos: formular e implementar políticas e planos de segurança alimentar e nutricional; estimular a integração dos esforços entre governo e sociedade civil na promoção do direito à alimentação e promover o acompanhamento, o monitoramento e a avaliação da segurança alimentar e nutricional no país.

Piraquara tem se destacado nos últimos anos com estratégias para garantir a segurança alimentar por meio de diferentes políticas. Ações como oferta da Merenda Escolar, Horta Comunitária, aquisição de cestas básicas para atendimento das famílias em vulnerabilidade social, acompanhamento das gestantes do Programa Pequeno Piraquarense, acompanhamento das duas comunidade indígenas, parceria com o governo estadual através do “Programa Compra Direta” no atendimento das unidades públicas e  instituições inscritas do Conselho Municipal de Assistência Social , assim como a execução dos programas de transferência de renda ( Auxilio Brasil, cartão comida boa e BPC).

Instituição da Câmera Intersetorial de Segurança Alimentar – CAISAN que tem como competência  a elaboração do Plano Municipal de Segurança alimentar e Nutricional.

Além da adesão, o município também assinou um termo de compromisso para o desenvolvimento do Plano Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional. A partir de agora Piraquara terá mais oportunidades na participação de editais para a captação de recursos para a construção de equipamentos de segurança alimentar e nutricional no município.

“ O município tem reunido esforços no atendimento as famílias em vulnerabilidade social diante do agravamento das condições socioeconômicas da população em razão do desemprego em decorrência da pandemia. Atualmente, por meio de diferentes secretarias já implementamos políticas públicas afim de combater a fome, agora integrando o SISAN queremos aperfeiçoar ainda mais elas”, destacou o Prefeito, Josimar Fróes.

Estiveram presentes na plenária o Secretário de Estado da Agricultura e do Abastecimento, Norberto Ortigara, a presidente do Consea Paraná, Roseli Pitner, o Procurador de Justiça, Olympio de Sá Sotto Maior Neto, o Presidente da Associação dos Municípios do Paraná (AMP), Júnior Weiller, a Prefeita de Ponta Grossa, Elizabeth Silveira Schmidt, a Prefeita de Fernandes Pinheiro, Cleonice Kufener Schuck, o Vice-Prefeito de Tijucas do Sul, Claudemir Pereira, a Deputada Estadual, Luciana Rafagnin, o Secretário Estadual do Consea, Valdenir Veloso, a Secretária de Assistência Social de Piraquara, Cintia Aparecida Batista, as Conselheiras governamentais de Piraquara do Consea, Nutricionistas da Secretaria Municipal de Educação, Amanda Sedlmaier e Anna Linhares e Nutricionista da Secretaria Municipal de Saúde, Mônica Dias, além das conselheiras representantes da sociedade civil, Gislaine Pierin e Regina Lang da UFPR e Juliana Albuquerque e Ana Lúcia Zambão do Conselho de Alimentação Escolar - CAE.