Pesquisa de mobilidade urbana foi realizada em Piraquara

Publicado em 02/03/2021 às 00:00

Para dar continuidade à elaboração do Plano Municipal de Mobilidade Urbana, a empresa URBTEC TM, que presta consultoria para o município, realizou nos dias 24 e 25 de fevereiro, pesquisas sobre as condições de mobilidade em Piraquara. A equipe esteve em diferentes regiões do município e coletou informações de fluxo de pedestres, Origem-Destino, contagem volumétrica de tráfego, entre outros.

A pesquisa de contagem volumétrica foi realizada nos locais com grande fluxo de tráfego, nos horários das 7h às 09h30, das 11h às 14h e das 16h30 às 19h30. Nos locais foram instalados equipamentos para o monitoramento. Os resultados das pesquisas servirão como base para a próxima fase do Plano de Mobilidade, momento em que serão apresentadas propostas de melhorias para Piraquara.

Mobilidade Urbana é definida como a condição que permite o deslocamento das pessoas em uma cidade, com o objetivo de desenvolver relações sociais e econômicas. Com as pesquisas, os dados são cruzados com variáveis socioeconômicas, analisados, identificando os impactos à população, principais dificuldades e para que os investimentos futuros sejam planejados, que podem ser de readequação das vias, transporte público, criação de eixos de transporte e outras intervenções.

O Plano de Mobilidade é instrumento de efetivação da Política Nacional de Mobilidade Urbana, que objetiva integrar o planejamento urbano, transporte e trânsito, em conformidade com o Plano Diretor, apresentando diretrizes para orientar as medidas e estratégicas públicas municipais.

Mais informações: https://piraquara.pr.gov.br/planodemobilidade/

Fotos: Urbtec