Pedalada leva ciclistas até a Área do Carvalho em Piraquara

Publicado em 21/07/2014 às 00:00

A manhã fria deste domingo (20) foi aquecida pelos participantes da quarta etapa do Pedalando em Conhecendo Piraquara 2014. Aproximadamente 130 aventureiros enfrentaram as baixas temperaturas, e foram recompensados com um dia ensolarado e um belíssimo passeio Rumo aos Mananciais da Serra, com destino final a Área do Carvalho.

A concentração ocorreu no Parque Trentino, na Colônia Santa Maria do Novo Tirol. No local os participantes fizeram as inscrições e receberam as orientações da equipe do Departamento de Turismo. Próximo das 09h30 o grupo iniciou o passeio rumo aos mananciais, acompanhados de uma ambulância e equipe de apoio.

Durante o percurso entre estradas rurais eles puderam apreciar o belíssimo visual da barragem Piraquara II, e enfrentaram trechos de maior dificuldade alternando grandes subidas e descidas. Próximo das 11h os aventureiros chegaram a Área do Carvalho, onde puderam conhecer o primeiro reservatório de abastecimento público de Curitiba inaugurado em 1908, o Santuário São Francisco, e descansar em meio à exuberante paisagem do local.

Os participantes aprovaram a pedalada. “É uma iniciativa fantástica! É preciso mostrar para a população os potenciais do município, inclusive para criar o espírito de preservação. O passeio é maravilhoso e é sempre bom divulgar cada vez mais as potencialidades de Piraquara para que os visitantes possam conhecer e valorizar”, destacou Ivaldo Sá Barreto, morador de Pinhais.

“Ao invés de ficar dentro de casa, eu recomendo que as pessoas façam esse passeio que é mais voltado para a nossa cidade. Nós temos muitos locais turísticos que grande parte da população não conhece, então ao invés de pegar o carro e ir para fora, pegue sua bike e venha pedalar com a gente”, convidou a participante, Jane Kister, de Piraquara.

Pedalando e Conhecendo Piraquara

O Pedalando e Conhecendo Piraquara foi idealizado em 2013 pelo Departamento Municipal de Turismo, com o intuito de fomentar a atividade turística no município, que possui um rico patrimônio natural e histórico. A cada etapa um trajeto inédito proporciona um novo passeio, em locais que apresentam características diferentes. A próxima pedalada será a Trilha das laranjeiras no mês de agosto.

Assista o vídeo: