Pedal Social arrecadou alimentos e brinquedos para os índios da aldeia Araça-í

Publicado em 17/11/2014 às 00:00

Uma pedalada diferente movimentou Piraquara no último sábado, 15 de novembro, feriado da Proclamação da República.  A Prefeitura de Piraquara, por meio Departamento de Turismo, e grupos de pedal de Curitiba e Região Metropolitana promoveram o Pedal Social – Juntando Etnias, com arrecadação de alimentos e pedalada até a aldeia indígena Araça-í.

A concentração ocorreu no Parque Trentino, na Colônia Santa Maria do Novo Tirol, onde os participantes recolheram as doações e receberam as instruções sobre o passeio. Antes da pedalada um pequeno imprevisto mobilizou a equipe da Secretaria de Saúde, que prestou atendimento rápido a um ciclista que sofreu uma picada de abelha.

Resolvido o problema, os aventureiros seguiram rumo à aldeia Araça-í, acompanhados por uma viatura da Polícia Militar, equipe de apoio e ambulância. Durante o trajeto de aproximadamente nove quilômetros em estradas rurais eles foram contemplados com a belíssima paisagem da Barragem Piraquara II.

Na chegada a aldeia eles foram recebidos pelo cacique, além das demais famílias indígenas que vivem no local. Após descarregarem aproximadamente 60 quilos de alimentos, brinquedos e livros arrecadados, os ciclistas conheceram a Casa de Reza, as trilhas e o trabalho de artesanato desenvolvido pelos índios.

Pedal Social – Juntando Etnias

O pedal social foi uma parceria entre a Prefeitura de Piraquara, por meio do Departamento de Turismo, com grupos de pedal de Curitiba e Região Metropolitana. A intenção foi conciliar lazer com solidariedade.  Participaram os grupos de pedal Bike Pela Amizade, Bike Pinhais, Bike Uberaba, Bike Portão, Pedalantes Piraquara, Pedalada Cristã e Bike Sativa.