Peça "Procura-se uma Estrela" trouxe emoção e conscientização sobre doação de medula óssea

Publicado em 08/11/2022 às 00:00

No dia 01 de novembro, o Teatro Municipal Heloína Ribeiro de Souza foi palco do espetáculo "Procura-se uma Estrela", da produtora Processo Multiartes. A peça desenvolvida com o objetivo de conscientizar e mobilizar as pessoas a serem doadores de medula óssea, emocionou a plateia e rendeu cadastros ao Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea - REDOME.

A atração foi viabilizada por meio da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer, com três apresentações às 10h, 14h e 16h. O espetáculo traz a história de dois artistas que visitam pacientes em hospitais e transformam uma praça em palco na busca por doadores de medula óssea. A peça foi criada em 2005 a convite do LIGH - Laboratório de Imunogenética e Histocompatibilidade da Universidade Federal do Paraná (UFPR), no intuito de estimular o cadastro de doadores e já fez mais de 300 apresentações Brasil afora.

A primeira apresentação do dia contou com a participação do Prefeito de Piraquara, Josimar Fróes, da Primeira Dama e Secretária de Desenvolvimento Econômico, Creusa Nogueira Fróes, a Secretária de Cultura, Esporte e Lazer, além dos demais secretários municipais. Também estiveram presentes o pai Marcos Calonga e a tia Tita Calonga, do jovem piraquerense Gustavo Calonga, que faleceu aos 11 anos por falta de um doador compatível de medula óssea e que inspirou a criação da Semana Municipal de Incentivo a Doação de Sangue e Medula Óssea de Piraquara.

Na oportunidade, os alunos do Curso de Formação de Praças Policiais Militares 2022/2023 do 29º Batalhão da Polícia Militar, de Piraquara, também assistiram a peça e foram voluntários para o cadastro. O espetáculo foi aprovado no Programa Estadual de Fomento de Incentivo à Cultura | PROFICE da Secretaria de Estado da Comunicação Social e da Cultura | Governo do Estado do Paraná e conta com apoio da Copel.

Ficha Técnica:

Texto, direção e músico: Adriano Esturilho