Outubro: um mês dedicado às crianças

Publicado em 19/10/2015 às 00:00

Durante todo o mês, em alusão ao Dia da Criança, comemorado em 12 de outubro, as Escolas e Centros Municipais de Educação Infantil de Piraquara estão tendo uma programação diferente com brincadeiras, danças, arte e lanches para comemorar.

Muitas atividades nas escolas deixaram as crianças super animadas. Teve dia do pijama, onde até as professoras entraram no clima. Na festa a fantasia, todos soltaram a imaginação e as crianças viveram por um dia os personagens que tanto gostam. Na hora do lanche, um cardápio diferente para comemorar: bolo com sorvete. A turminha toda adorou e se deliciou com os doces. Com a colaboração da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer, foram realizados exercícios divertidos em várias escolas, com muita animação. Além disso, o grupo da Secretaria está apresentando peças de teatro em diversas unidades escolares.

Mas a programação não ficou só nas escolas, algumas turmas fizeram um passeio em um parque indoor. As crianças ficaram encantadas com tantos brinquedos diferentes e a diversão foi total. As professoras e diretoras preparam a semana da criança com todo o carinho, e além da comemoração, as atividades têm intuito pedagógico. "Essa semana foi bastante intensa para nós, a gente criou um clima bem favorável à aprendizagem. Na terça os alunos vieram de fantasia e estendemos o recreio, então eles tiveram várias atividades no pátio, direcionadas pelos professores, onde vimos que eles se envolveram muito e que foi muito favorável o clima que tivemos com eles. Fizemos também um Festival de Talentos da comunidade, os pais se inscreveram e vieram mostrar o trabalho que fazem e as habilidades que têm, com brinquedos e música. Então foi uma semana bem bacana e o nosso objetivo com este trabalho é fazer com que a criança venha mais alegre para a escola, que seja favorável à aprendizagem deles, então tem também um caráter pedagógico", explica Marili Mercedes de Souza Salgado, diretora Escola Municipal Guilherme Ribeiro.

Para as crianças essas atividades marcam muito e elas aprovam, como conta Maria Eduarda, 6 anos: "nós viemos de fantasia, tivemos o recreio longo, brincamos bastante, cantamos, dançamos com a Minnie, viemos de pijama e foi muito legal".

Teve ainda apresentação de personagens infantis como os Minions e a Peppa Pig em um CMEI, deixando as crianças muito animadas. Conforme conta Lenice Muulhenhoff, "nesses dias as crianças vêm com outro estímulo, nossa felicidade é vê-los felizes. Toda a equipe espera e prepara esta semana com muito carinho para eles, é importante se sentirem valorizados", diz a diretora do CMEI Dona Nenê. Toda a equipe entra na dança, além das professoras, as merendeiras puxaram coreografias com os pequenos.

Veja aqui as fotos do Festival de Talentos da Escola Municipal Guilherme Ribeiro

Veja aqui as fotos das atividades de dança e ginástica das Escolas Municipais Guilherme Ribeiro e João Batista Salgueiro

Veja aqui as fotos dos personagens em apresentação no CMEI Dona Nenê

Veja aqui as fotos das crianças da Escola Municipal Antônio Scarante no Parque Indoor