Os problemas do descarte do óleo de cozinha usado

Publicado em 17/03/2021 às 00:00

Você sabia que um dos maiores vilões do meio ambiente é o óleo de cozinha?

Ao ser descartado de forma inadequada trás sérios problemas ao meio ambiente e a nós mesmos. Se jogado na pia, vaso sanitário, ralo ou tanque pode entupir encanamentos. Se jogado na rua, jardim, hortas, valetas, terrenos baldios, carreiro de pedrinhas ou bueiros de águas pluviais, contamina o solo e a água causando prejuízos à natureza.

Principais problemas causados pelo descarte incorreto do óleo:

- Impermeabiliza o solo. Podendo ocasionar aumento de enchentes;
- Causa mau cheiro e poluição;
- Quando descartado no esgoto de sua casa, pode entupir as tubulações e causar refluxo do esgoto;
- Cria uma fina camada sobre a água, prejudicando a oxigenação dos rios, matando peixes e plantas aquáticas;
- Se descartado na terra contamina o solo e os lençóis freáticos.

Então, onde posso jogar o óleo de cozinha usado?

Em lugar nenhum!

O correto é guardar o óleo usado que não serve mais para consumo em frituras em recipientes bem fechados. Garrafas pet e vidros de conserva são perfeitos para isso. Depois de encher o recipiente, leve-o a um dos postos de coleta que a Prefeitura mantém nas escolas municipais, na Prefeitura ou na própria Secretaria de Meio Ambiente.

10% do óleo coletado é revertido em material de limpeza (sabão e detergente) para os pontos. O detergente ainda é ofertado à população nas ações da SMMA.

O texto foi elaborado pela equipe do Departamento de Educação Ambiental da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, a ação é alusiva ao Dia Mundial das Florestas, comemorado no dia 21 de março e ao Dia Mundial da Água, celebrado em 22 de março. O objetivo é proporcionar a reflexão sobre temas importante para a atualidade, que possam contribuir com a mudança de hábitos da população e que impactam diretamente no cotidiano das cidades.

Imagem: Freepik