Notícia

Orientação e homenagem pelo trabalho realizado marcam o Dia da Conscientização pela Hanseníase em Piraquara

Publicado em 25/06/2013 às 00:00

26 de maio é o Dia Estadual de Conscientização sobre a Hanseníase, data escolhida em homenagem ao aniversário de nascimento do Dr. Germano Traple, que trabalhou incansavelmente em prol dos pacientes atingidos pela Hanseníase. Seu trabalho foi desenvolvido no Hospital de Dermatologia Sanitária do Paraná, antigo Hospital Colônia São Roque, e na Prefeitura de Piraquara, sendo reconhecido nacional e internacionalmente na prevenção de incapacidade física. Por esta data, no dia 24 de maio a Secretaria Estadual de Saúde lançou uma campanha que chama a atenção para os primeiros sinais de alerta da Hanseníase. Na oportunidade, a equipe da Unidade de Saúde Extensão Flávio Cini, de Piraquara, foi homenageada pelo trabalho realizado no diagnóstico e no tratamento dos pacientes com Hanseníase, inclusive no acompanhamento após a cura.

No dia 29 de maio, durante todo o dia, a equipe do Centro de Especialidades Dr. Germano Traple esteve no terminal de ônibus de Piraquara distribuindo folders e orientando a população a respeito da Hanseníase.

Na história do tratamento da Hanseníase Piraquara tem um papel fundamental, pois foi a cidade escolhida para a construção de um Hospital Colônia, que iniciou suas atividades em 1926. Com isso, formaram-se vilas ao redor do Hospital São Roque, povoadas por famílias de pacientes e antigos pacientes. Dr. Germano direcionou parte de seu trabalho para o tratamento das sequelas físicas deixadas pela doença, com técnicas de cuidados simples para os pés, mãos e olhos, que resultaram na prevenção de incapacidades e na melhora da qualidade de vida aos pacientes. Em continuidade a este trabalho, em 1996 foi implantada no bairro Jardim Primavera a Casa de Extensão Flávio Cini, que conta com uma equipe multiprofissional especializada.

A Hanseníase é uma doença infecto-contagiosa que pode atingir crianças, adultos e idosos de todas as classes sociais, desde que tenham contato intenso e prolongado com o bacilo causador. A doença apresenta como sinais e sintomas a presença de manchas dormentes na pele, dormência persistente nos pés e nas mãos, caroços persistentes que não coçam e redução da força das mãos e dos pés.

Em Piraquara a Secretaria de Saúde, através das Unidades Básicas, realiza o diagnóstico com exame clínico e baciloscopia cutânea. O tratamento é ambulatorial, podendo durar de seis meses a um ano e é realizado na unidade de saúde mais próxima da residência do paciente. Para informações sobre os exames entrar em contato com a Vigilância Epidemiológica nos telefones 3673-8723 ou 3673-8702; ou Casa de Extensão Flávio Cini, no telefone 3673-1045.

Confira as fotos