Notícia

Orientações sobre Aleitamento continuaram em Piraquara

Publicado em 20/08/2014 às 00:00

No dia 15 de agosto, sexta-feira, a programação pela Semana Mundial do Aleitamento Materno, comemorada de 1º a 08 de agosto, continuou em Piraquara. Na Unidade de Saúde Osmar Pamplona, ou Central, a atividade começou com um teatro de bonecos, e depois foi realizada uma palestra.

A equipe da Unidade de Saúde João Airdo Fabro foi até a Aldeia Indígena Araça-í, na região da Capoeira dos Dinos, para orientar as gestantes e mães.

 

Importância da amamentação*

O leite materno contém componentes e mecanismos capazes de proteger a criança de várias doenças. É um simbiótico: uma fonte natural de lactobacilos, bífidobactérias e oligossacarídios. Nenhum outro alimento oferece as características imunológicas do leite humano. A mãe fornece ao filho componentes protetores, através da placenta e do seu leite, enquanto o sistema de defesa do bebê amadurece.

 

Alimento exclusivo*

O Ministério da Saúde (MS) recomenda que, até os seis meses de vida, o bebê seja alimentado exclusivamente com leite materno para ter um crescimento forte e um desenvolvimento saudável. A amamentação é também reconhecida pelo MS como o primeiro direito da criança após o nascimento, que a recomenda até os dois anos de vida.

Para o presidente da Sociedade Brasileira de Pediatria, Dioclécio Campos Júnior, a prática não deve ser interrompida. Segundo ele, o aleitamento materno exclusivo transfere à criança, além dos nutrientes, substâncias e células. "São esses anticorpos que as protegem de infecções", explica.

*Fonte: Ministério da Saúde

 

Veja aqui as fotos dos eventos.

Unidade de Saúde Osmar Pamplona - Central

Unidade de Saúde João Airdo Fabro – Capoeira dos Dinos