Operação conjunta do Meio Ambiente e Vigilância Ambiental fiscaliza descarte de pneus em Piraquara

Publicado em 20/10/2014 às 00:00

Na última semana, a Secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo e a Vigilância Ambiental iniciaram em Piraquara uma operação de fiscalização e orientação para o descarte correto de pneus usados. Estão sendo abordadas borracharias, mecânicas e outros comércios que geram este lixo. Os pneus devem ser encaminhados para recicladoras do município, que transformam o material em combustível de caldeira. O não cumprimento da lei pode gerar notificação, multa e até cassação do alvará. Neste primeiro momento a equipe de fiscalização está notificando os locais que não descartam os pneus de forma correta e orientando sobre o que deve ser feito com o material.

Política Nacional de Resíduos Sólidos – o que fazer com os pneus

A Política Nacional de Resíduos Sólidos, Lei Federal 12.305/2010, institui a responsabilidade compartilhada pelo ciclo de vida dos produtos.

Cada componente da cadeia de coinsumo tem sua parcela participação: consumidores devem devolver o produto depois do uso em pontos determinados pelos comerciantes, estes por sua vês devem receber e armazenar o material em local adequado, aos distribuidores e indústria cabe coletar e destinar corretamente esse material.

Cabe salientar que a responsabilidade compartilhada define que os resíduos da logística reversa, como pneus, NÃO PODEM ser coletados e destinados pelo Poder Público. O poder público deve articular a logística desse sistema e fiscalizar o seu correto funcionamento.

Problemas do descarte clandestino de pneus

- Em rios e lagos, contribuem para o assoreamento e enchentes.

- Lenta degradação dos pneus no meio ambiente, mais de 400 anos.

- Dificuldade de compactação dos mesmos em aterros, reduzindo a expectativa de vida deles. No Brasil é proibida a disposição em aterros desde 1999.

- Risco de incêndio decorrente do armazenamento de pneus.

- Quando queimados as cinzas e a fração líquida composta por hidrocarbonetos mais pesados, permanecem, e são responsáveis pela contaminação do lençol freático.

- Pneus são criadouros e abrigo para vetores de doenças, como a dengue.

Pontos de coleta

XIBIU – Horto Municipal

Rua Arthur Portela de Oliveira, 160 – Capoeira dos Dinos

Periodicidade: terças e sextas

Horário: das 9h às 11h e das 14h às 16h

RECICLAP – Colônia Penal Agrícola

Avenida Brasília, s/ nº - Vila Macedo

O agendamento deve ser realizado pelos telefones 3562-1961 / 9992-0948

A natureza é seu habitat e será de seus dependentes. A sua tarefa é simples: deixe os pneus velhos nas lojas ou, se quiser, leve-os até um dos pontos de coleta. Participe!

Denúncias de descarte irregular de pneus podem ser feitas para a Secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo pelo telefone 0800 644 1801.

Veja aqui as fotos da blitz dos pneus.