Oficina capacita Conselheiros Municipais de Saúde em Piraquara

Publicado em 24/06/2013 às 00:00

Na semana que passou a Prefeitura de Piraquara realizou, através da Secretaria de Saúde, um evento de capacitação para os Conselheiros Municipais de Saúde. A oficina foi realizada em duas etapas. Na primeira etapa o tema abordado foi Fundamentos históricos e tópicos essenciais sobre o Sistema Único de Saúde, com o facilitador Álvaro Markoski. Ele falou da situação da saúde em Piraquara, comprando com outros municípios, além de mostrar dados estaduais e municipais. O palestrante falou da importância de cada município investir todo o dinheiro repassado para a saúde, de forma que atenda a necessidade da população local. Álvaro explicou ainda sobre a parte dos impostos e o que vai para a saúde no país.

A segunda etapa da Oficina abordou o tema Legislação do Sistema Único de Saúde e Controle Social, como o mesmo facilitador, falando da importância da prestação de contas e da aprovação do Conselho Municipal para os investimentos na saúde, pois mesmo porque os conselheiros também são responsáveis pelas ações na área.

Para Maristela Zanella, secretária de Saúde, este tipo de evento é importante porque além de capacitar os conselheiros, aproxima-os do trabalho da Prefeitura na área da Saúde, para que eles analisem, participem e possam fiscalizar todas as ações.