Obras da triplicação da Rodovia João Leopoldo Jacomel avançam

Publicado em 09/03/2016 às 00:00

Com o avanço da triplicação da Rodovia João Leopoldo Jacomel, nesta quarta (09) o prefeito de Piraquara, Marcus Tesserolli, e o secretário estadual de Infraestrutura e Logística, José Richa Filho, estiveram presentes para acompanhar o andamento da obra. Junto com uma equipe da Construtora Triunfo, responsável pela obra, eles visitaram diversos trechos e conversaram com os encarregados. A obra contempla triplicação e ampliação de 14 quilômetros da PR-415, em um investimento de R$ 145 milhões. O projeto contempla um viaduto, uma trincheira, alargamentos de três pontes, alça e bolsões de retornos, 14 quilômetros de calçadas e ciclovias, passarelas, muros de contenção e de arrimo, e iluminação central em toda a extensão. O secretário estadual fala do andamento da obra: "quem anda por aqui pode observar várias frentes trabalhando. O grande volume de chuvas atrapalha um pouco, mas ainda assim o ritmo da obra é constante, temos várias frentes em andamento. A obra é mais complexa por ter interferências urbanas, tendo que lidar com redes de abastecimento de água e luz, evitando ao máximo atrapalhar o dia a dia dos moradores, então existe um cuidado na obra e na movimentação das máquinas para não prejudicar as pessoas. São cuidados necessários em uma obra de grande porte como essa, onde boa parte é de triplicação, e temos a felicidade de uma empresa de porte ter ganho a licitação da obra, os prefeitos envolvidos na obra também participam bastante de todo o processo, ajudando muito", declara.

A obra tem grandes dimensões e gera também muitos postos de trabalho. Atualmente são 350 pessoas trabalhando na Rodovia. O trecho da obra entre as Ruas Betonex e Herbert Trapp está bastante avançado, com calçadas, ciclovia e a base do pavimento, faltando apenas a capa asfáltica e a iluminação. A entrega deve acontecer em breve. "Eu acredito que nos próximos meses seja possível avançar e entregar os primeiros trechos. Estamos instalando aqui uma usina de massa que vai dar um ritmo ainda mais acelerado para a obra, então esperamos nos próximos dias ter novidades em relação ao andamento da obra e os prazos", diz José Richa Filho. Ele comenta também sobre o trabalho conjunto com a Prefeitura para a definição dos prazos das próximas etapas. "Vamos fazer junto com o prefeito um planejamento para ver o que é melhor, pois ele vive o cotidiano da cidade, é cobrado pela própria população, então sempre buscamos o diálogo e a parceria para facilitar para todos", conclui.

Para o prefeito, o trabalho conjunto da Prefeitura e Estado e o acompanhamento da obra são essenciais para o seu sucesso. "Nós só temos a agradecer a parceria estabelecida com o Governo do Estado do Paraná porque desde a elaboração dos projetos estamos discutindo e trabalhando juntos, e quem ganha com isso é a comunidade. Quando discutimos o projeto já estávamos defendendo os interesses dos moradores de Piraquara e da região. E hoje nós estamos aqui fiscalizando as obras, vendo tudo o que foi elaborado e construído a várias mãos lá atrás se fazendo realidade hoje", comenta Marquinhos.

Uma das próximas etapas, que deve acontecer em breve, é o trecho da entrada da cidade. Por ser uma área mais rápida e mais fácil em questão de obra, o início deve acontece dentro dos próximos três meses, com um cronograma de obras não tão extenso quanto este da divisa com Pinhais. O prazo previsto para conclusão total da obra é 2017.

Veja aqui as fotos.

Assista a reportagem